Nos últimos anos, a cidade de Hong Kong conquistou o título de cidade mais cara do mundo – pelo menos para quem ponderava comprar casa. Mas há quem não pare de procurar soluções para o problema. O arquiteto James Law desenhou uma solução que poderia aliviar temporariamente a crise imobiliária que atravessa a cidade. Estamos a falar de microcasas que são tudo menos típicas: tubos de água, em betão, com 9 metros quadrados (m2) e todas as comodidades de uma casa moderna.
São pequenas, custam cerca de 13.000 euros, e prometem mudar a vida dos moradores. Para já trata-se de um protótipo, muito em breve poderá ser uma realidade. Esta é a convicção do estúdio James Law Cybertecture que desenvolveu um modelo para microcasas, de baixo custo, feitas a partir de tubos de betão que podem ser empilhados e encaixados no meio da cidade.
Casas tubo, a solução para o problema?
O projeto OPod Tube Housing prevê a transformação de tubos de betão de 2,5 metros de largura em casas de 9,29 m2 com portas que podem ser desbloqueadas através de smartphones. James Law acredita que estas estruturas tubulares podem ser empilhadas umas sobre as outras, criando casas acessíveis para jovens em locais vagos no centro da cidade de Hong Kong. O arquiteto disse, em entrevista ao Dezeen, que os moradores poderiam viver felizes nos tubos por um ou dois anos. Law acredita que se trata de uma solução apelativa para "jovens que não podem pagar casas particulares".
O arquiteto decidiu construir um protótipo para demonstrar como seria uma casa típica. Dentro das paredes curvas a casa contém tudo o que é necessário para viver.
Para poder comentar deves entrar na tua conta