Comentários: 0

As famílias mais ricas do mundo foram crescendo e multiplicando fortunas de geração em geração, sobretudo graças aos negócios nos quais decidiram investir. Desde os chocolates Mars aos lenços Hermès, a supermercados ou fabricantes de medicamentos: há de todos os tipos e para todos os gostos. A fonte de riqueza destes clãs é, por isso, muito variada. Quase um bilião de dólares da riqueza mundial, aliás, estão concentrados num grupo de 25 famílias. Mostramos-te agora o TOP 10 das mais ricas.

1. Walmart (família Walton)

A família Walton, fundadora da norte-americana Walmart, aparece no primeiro lugar da lista. A empresa de retalho já tem quase 12.000 lojas espalhadas pelo mundo, com uma riqueza avaliada em 130 mil milhões de euros.

2. Koch Industries (família Koch)

Os irmãos Frederick, Charles, David e William Koch herdaram a empresa de refinaria de petróleo do pai. Dois dos irmãos afastaram-se do negócio da família, nos anos 80. A empresa do Kansas cresceu até aos 85 mil milhões de euros.

3. Mars (família Mars)

A fortuna da família de Frank Mars, dos famosos chocolates com caramelo, está avaliada em 77,5 mil milhões de euros.

4. Anheuser-Busch InBev (famílias Van Damme, a De Spoelberch e a De Mevius)

A cerveja belga Stella Artois junta três famílias, Van Damme, a De Spoelberch e a De Mevius. Juntas formam a Anheuser-Busch InBev, que vale 44,7 mil milhões de euros.

5. Hermès (família Dumas)

Jean-Louis Dumas, que morreu em 2010, transformou a Hermès numa gigante marca de luxo. Entre os membros da família que mantêm altos cargos na empresa estão Pierre-Alexis Dumas, o diretor artístico, e Axel Dumas, o presidente da empresa. A fortuna está avaliada em 42,3 mil milhões de euros.

6. Chanel (família Wertheimer)

Os irmãos Alain e Gerard Wertheimer, netos de Pierre Wertheimer, que em 1924 se tornou sócio de Coco, tomaram conta da marca de luxo, avaliada em 39,4 mil milhões de euros.

Liga dos milionários: as 10 famílias mais ricas do mundo
Creative commons

7. Reliance Industries (família Ambani)

Dhirubhai Ambani, pai de Mukesh e Anil, que lideram o negócio, começou a construir o futuro precursor da Reliance Industries em 1957. O negócio está avaliado em 37,5 mil milhões de euros.

8. BMW (família Quandt)

A Bayerische Motoren Werke AG, BMW, foi fundada em Munique por Karl Rapp e Gustav Otto em 1917. Mas foi a família Quandt que catapultou a marca alemã, avaliada em 36,9 mil milhões de euros.

9. Cargill (família Cargill)

A empresa produção e o processamento de alimentos foi fundada por William W. Cargill em 1865. A marca está na família há várias gerações e vale 37,4 mil milhões de euros.

10. Boehringer (família Boehringer)

A farmacêutica começou com Albert Boehringer em 1885,  É hoje uma das maiores e mais influentes marcas do mundo, avaliada em 36,4 mil milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta