Cerca de um quarto dos 6.400 trabalhadores do portal norte-americano vão ser dispensados.
Comentários: 0
Zillow encerra compra de casas
Foto de fauxels en Pexels

O portal imobiliário norte-americano Zillow anunciou o encerramento da sua divisão Zillow Offer, dedicada à compra de casas, três anos depois de iniciar atividade. A decisão foi tomada depois do negócio ter registado perdas de 350 milhões de dólares (cerca de 300 milhões de euros) no último trimestre e antes que essas mesmas perdas se ampliassem na reta final do ano. 

Com o encerramento da Zillow Offer, cerca de um quarto dos 6.400 trabalhadores do portal vão ser dispensados. Ainda assim o negócio continua, já que na passada segunda-feira, a Bloomberg informou que a Zillow procurava investidores para comprar 7.000 casas por 2.800 milhões de dólares (cerca de 2.415 milhões de euros à taxa de câmbio atual).

O modelo 'iBuyer', utilizado pela Zillow e outras imobiliárias, consiste em comprar casas diretamente dos vendedores e colocá-las de volta no mercado após a renovação dos espaços. A questão é que a atual falta de mão de obra e os crescentes custos de construção impedem a empresa de comprar, reformar e vender casas de forma rápida.

Reforma das casas para vendar
Zillow dedica-se à compra, reforma e venda de casas Foto de Cal David en Pexels

"Estamos a operar numa economia com restrições de mão de obra e de fornecedores e num mercado imobiliário competitivo, especialmente na construção, reforma e venda de espaços", disse Jeremy Wacksman, diretor de operações da Zillow, em comunicado que a CNN teve acesso.

Esta decisão supõe um revés para Zillow e para as suas expectativas de futuro. Na verdade, o portal projetou uma receita anual de 20 biliões de dólares americanos (mais de 17 biliões de euros) até 2024 com este programa. “A pausa dos novos contratos vai-nos permitir concentrar nos vendedores que já têm um acordo connosco e no nosso stock atual de casas”, acrescenta Wacksman.

Por enquanto, a Zillow continuará a comercializar e vender as casas que adquiriu por meio da Zillow Offers, num período de grandes aquisições. Neste sentido, importa saber que a empresa comprou 3.805 habitações no segundo trimestre, número que representa um recorde para a empresa. Isto porque trata-se de mais do dobro do número de habitações adquiridas no primeiro trimestre, de acordo com nota enviada aos acionistas da empresa.

Comprar casas no EUA
Foco agora está na venda das casas que tem em stock Foto de fauxels en Pexels

Sobre a penetração deste modelo no mercado, desde a Zillow afirmam que chegou a 1% do total. Uma percentagem muito pequena, mas que teve um grande crescimento nos últimos anos. Na verdade, em alguns locais como Phoenix, Atlanta ou Charlotte, nos EUA, esse número chega a 5% do mercado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta