
O portal imobiliário norte-americano Zillow anunciou o encerramento da sua divisão Zillow Offer, dedicada à compra de casas, três anos depois de iniciar atividade. A decisão foi tomada depois do negócio ter registado perdas de 350 milhões de dólares (cerca de 300 milhões de euros) no último trimestre e antes que essas mesmas perdas se ampliassem na reta final do ano.
Com o encerramento da Zillow Offer, cerca de um quarto dos 6.400 trabalhadores do portal vão ser dispensados. Ainda assim o negócio continua, já que na passada segunda-feira, a Bloomberg informou que a Zillow procurava investidores para comprar 7.000 casas por 2.800 milhões de dólares (cerca de 2.415 milhões de euros à taxa de câmbio atual).
O modelo 'iBuyer', utilizado pela Zillow e outras imobiliárias, consiste em comprar casas diretamente dos vendedores e colocá-las de volta no mercado após a renovação dos espaços. A questão é que a atual falta de mão de obra e os crescentes custos de construção impedem a empresa de comprar, reformar e vender casas de forma rápida.

"Estamos a operar numa economia com restrições de mão de obra e de fornecedores e num mercado imobiliário competitivo, especialmente na construção, reforma e venda de espaços", disse Jeremy Wacksman, diretor de operações da Zillow, em comunicado que a CNN teve acesso.
Esta decisão supõe um revés para Zillow e para as suas expectativas de futuro. Na verdade, o portal projetou uma receita anual de 20 biliões de dólares americanos (mais de 17 biliões de euros) até 2024 com este programa. “A pausa dos novos contratos vai-nos permitir concentrar nos vendedores que já têm um acordo connosco e no nosso stock atual de casas”, acrescenta Wacksman.
Por enquanto, a Zillow continuará a comercializar e vender as casas que adquiriu por meio da Zillow Offers, num período de grandes aquisições. Neste sentido, importa saber que a empresa comprou 3.805 habitações no segundo trimestre, número que representa um recorde para a empresa. Isto porque trata-se de mais do dobro do número de habitações adquiridas no primeiro trimestre, de acordo com nota enviada aos acionistas da empresa.

Sobre a penetração deste modelo no mercado, desde a Zillow afirmam que chegou a 1% do total. Uma percentagem muito pequena, mas que teve um grande crescimento nos últimos anos. Na verdade, em alguns locais como Phoenix, Atlanta ou Charlotte, nos EUA, esse número chega a 5% do mercado.
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