
Como reformar uma casa pequena na íntegra? Se tens curiosidade em perceber como todo o processo funciona, vem daí. O arquiteto Jorge Alonso foi o responsável por desenhar uma reforma total de uma pequena casa em Madrid, Espanha, e conta-nos todos os pormenores desta transformação da casa. O antes e depois das obras são incríveis.
Desde logo importa saber que estamos a falar de um apartamento de apenas 30 metros quadrados, ou seja, um T0. Antes, tinha uma cozinha aberta em frente à sala/quarto, uma divisão única que contava com duas janelas. Além desta, apenas havia uma casa de banho grande.
Os atuais proprietários compraram o apartamento para que fosse um dia a casa de uma das suas filhas. E para que isso fosse possível seria importante fazer uma reforma total da habitação. A ideia passava por transformar o pequeno estúdio numa casa completa, em que a cozinha, por exemplo, fosse totalmente equipada.

- a cozinha-sala;
- o quarto com closet e casa de banho.
Para aproveitar o espaço e não construir mais divisórias foram usados móveis para dividir para cada área e, desta forma, foi assegurada a privacidade no quarto. A principal mudança foi feita no hall de entrada. Havia uma porta atrás da outra, algo que, segundo explica o arquiteto, não fazia sentido numa casa tão pequena. Ao retirar uma das portas, o espaço foi aproveitado para fazer uma cozinha completa, com forno, microondas e placa. A bancada em forma de L permitiu expandir a área da cozinha, além de ajudar a dividir o espaço.

Sob a janela está o sofá na zona que será a sala de estar. E é separado da área da cama por um móvel que chega ao teto e que foi feito à medida. Este móvel possui vários espaços de arrumação e prateleiras para colocar a televisão e deixar a luz passar.

O closet, junto ao quarto, é composto por duas frentes de roupeiro de 1,50m cada. Aqui encontra-se a principal zona de arrumação do apartamento. De um lado fica a roupa e do outro a máquina de lavar, o aquecedor de água, a vassoura e todas aquelas coisas que não se encaixam na estética de uma casa, mas que são necessárias. Na parte de trás foi colocada uma porta espelhada de acesso à casa de banho que reflete a luz das janelas e dá profundidade ao espaço.


A obra completa custou cerca de 35.000 euros mais IVA e durou um total de dois meses. Jorge Alonso explica que, por serem apartamentos com paredes de gesso cartonado, geralmente não há muitos inconvenientes na hora de realizar a obra. A parte da reforma da casa que ficou mais cara foi mesmo a cozinha, porque foi a mudança mais a fundo.
A verdade é que apenas em alguns meses foi possível transformar completamente esta pequena casa. O que era originalmente um estúdio com uma minicozinha tornou-se numa casa totalmente equipada com espaços divididos e funcionais.
Para poder comentar deves entrar na tua conta