Esta incrível reforma completa de uma casa pequena custou cerca de 35.000 euros. E foi realizada em apenas 2 meses.
Comentários: 0
Renovar a sala
Antes e depois da sala idealista/news
Carlota Morán

Como reformar uma casa pequena na íntegra? Se tens curiosidade em perceber como todo o processo funciona, vem daí. O arquiteto Jorge Alonso foi o responsável por desenhar uma reforma total de uma pequena casa em Madrid, Espanha, e conta-nos todos os pormenores desta transformação da casa. O antes e depois das obras são incríveis.

Desde logo importa saber que estamos a falar de um apartamento de apenas 30 metros quadrados, ou seja, um T0. Antes, tinha uma cozinha aberta em frente à sala/quarto, uma divisão única que contava com duas janelas. Além desta, apenas havia uma casa de banho grande. 

Os atuais proprietários compraram o apartamento para que fosse um dia a casa de uma das suas filhas. E para que isso fosse possível seria importante fazer uma reforma total da habitação. A ideia passava por transformar o pequeno estúdio numa casa completa, em que a cozinha, por exemplo, fosse totalmente equipada.

Como remodelar uma casa pequena
Antes e depois do projeto da casa idealista/news
Na reforma desta pequena casa, o espaço foi dividido em duas áreas principais:

  • a cozinha-sala;
  • o quarto com closet e casa de banho.

Para aproveitar o espaço e não construir mais divisórias foram usados móveis para dividir para cada área e, desta forma, foi assegurada a privacidade no quarto. A principal mudança foi feita no hall de entrada. Havia uma porta atrás da outra, algo que, segundo explica o arquiteto, não fazia sentido numa casa tão pequena. Ao retirar uma das portas, o espaço foi aproveitado para fazer uma cozinha completa, com forno, microondas e placa. A bancada em forma de L permitiu expandir a área da cozinha, além de ajudar a dividir o espaço.

Remodelar a cozinha
Antes e depois da cozinha idealista/news
Apesar do seu tamanho, esta casa já tinha muita luz graças às suas duas janelas. Mas para aumentar ainda mais a sensação de amplitude, foram colocados ainda espelhos entre os dois móveis da cozinha para que reflitam a luz que entra pelas janelas.

Sob a janela está o sofá na zona que será a sala de estar. E é separado da área da cama por um móvel que chega ao teto e que foi feito à medida. Este móvel possui vários espaços de arrumação e prateleiras para colocar a televisão e deixar a luz passar. 

Renovar o quarto
Antes e depois do quarto idealista/news
Na zona do quarto foi colocada, por baixo da janela, uma cama com 1,30 m de largura por baixo. E à cabeceira foi colocado um papel de parede estampado a preto e branco que serve de fundo ao quarto e veste o espaço. Ao lado da cama está uma secretária que poderá também funcionar de mesinha de cabeceira à noite.

O closet, junto ao quarto, é composto por duas frentes de roupeiro de 1,50m cada. Aqui encontra-se a principal zona de arrumação do apartamento. De um lado fica a roupa e do outro a máquina de lavar, o aquecedor de água, a vassoura e todas aquelas coisas que não se encaixam na estética de uma casa, mas que são necessárias. Na parte de trás foi colocada uma porta espelhada de acesso à casa de banho que reflete a luz das janelas e dá profundidade ao espaço.

Renovação completa da casa
Antes e depois da entrada idealista/news
Também a casa de banho deste pequeno apartamento foi completamente reformada. Agora tem um grande chuveiro e armário lado a lado. A porta também foi trocada por uma de correr para facilitar o acesso e otimizar o espaço. Esta divisão era muito grande em comparação com o resto da casa e, por isso, foi adaptado o espaço da casa de banho tornando-a mais pequena e funcional. E foi aproveitada a área restante para o closet. 
Remodelar a casa de banho
Antes e depois da casa de banho idealista/news
Quanto à decoração, o arquiteto explica que já tinha trabalhado com estes clientes, pelo que conhecia os seus gostos. As preferências passam por num estilo nórdico de tons neutros, espaços muito brancos e uso de madeira. O piso é feito com uma cerâmica que imita a madeira e que "dá aquele toque de aconchego à casa para que não fique muito fria". O piso percorre a parede principal da casa de banho, criando uma combinação de branco e madeira.

A obra completa custou cerca de 35.000 euros mais IVA e durou um total de dois meses. Jorge Alonso explica que, por serem apartamentos com paredes de gesso cartonado, geralmente não há muitos inconvenientes na hora de realizar a obra. A parte da reforma da casa que ficou mais cara foi mesmo a cozinha, porque foi a mudança mais a fundo.  

A verdade é que apenas em alguns meses foi possível transformar completamente esta pequena casa. O que era originalmente um estúdio com uma minicozinha tornou-se numa casa totalmente equipada com espaços divididos e funcionais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade