
No arranque do ano, entrou em vigor no Canadá uma nova lei que proíbe estrangeiros de comprar casas como investimento por dois anos. A lei foi aprovada devido ao aumento dos preços das casas no país desde o início da pandemia, e à crença de alguns políticos de que os compradores estrangeiros são também responsáveis pelas subidas.
"A habitação canadense está a atrair especuladores, empresas ricas e investidores estrangeiros", lia-se no site da campanha do partido do primeiro-ministro Justin Trudeau no ano passado. "Isso está a causar um problema real de casas subutilizadas e vazias, especulação desenfreada e preços altíssimos. Casas são para pessoas, não para investidores."
A lei prevê exceções para a compra de casas por imigrantes e residentes permanentes no Canadá que a utilizem as casas como residência principal. Ou seja, a regra atinge investidores estrangeiros não residentes.
O forte aumento dos preços das casas em 2020 e 2021 já foi revertido em 2022, muito antes da lei entrar em vigor. Os preços médios das casas no Canadá atingiram um pico de pouco mais de 800.000 dólares canadianos em fevereiro e caíram constantemente desde então, cerca de 13% abaixo desse pico, de acordo com a Canadian Real Estate Association (CREA).
O Banco do Canadá tem aumentado as taxas de juros, o que fez com que as taxas de hipoteca subissem no país, assim como nos Estados Unidos e em outros países que também aumentaram as taxas, como a Europa. O índice de preços do CREA subiu 38% desde o final de 2019, antes da pandemia, mas a entidade afirma que a oferta de casas à venda voltou aos níveis pré-pandemia.
A associação imobiliária levantou preocupações sobre a lei, inclusive com as isenções para pessoas que pretendem mudar-se para o Canadá.
"O Canadá construiu uma reputação de nação multicultural que acolhe pessoas de todo o mundo. Conforme proposto atualmente, a proibição da compra de imóveis residenciais por não canadenses pode afetar nossa reputação de nação acolhedora", dizem num comunicado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta