Mais-valias de imóveis para não residentes

Mais-valias: devolução de IRS para não residentes só com reclamação

As regras no Código do IRS mudaram no arranque de 2023 para os cidadãos não residentes em Portugal que obtiveram mais-valias na venda de imóveis, na sequência da “harmonização dos procedimentos”. Mas como ficam os processos anteriores? Quem pagou o imposto a mais do que devia, tem de avançar com uma reclamação junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para que o dinheiro seja devolvido.
Justin Trudeau

Canadá proíbe estrangeiros não residentes de comprar casas

No arranque do ano, entrou em vigor no Canadá uma nova lei que proíbe estrangeiros de comprar casas como investimento por dois anos. A lei foi aprovada devido ao aumento dos preços das casas no país desde o início da pandemia, e à crença de alguns políticos de que os compradores estrangeiros são também responsáveis pelas subidas. 
mais-valias

IRS das mais valias passa a ser igual para residentes e não-residentes

Os deputados aprovaram uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que acaba com o tratamento fiscal diferenciado entre residentes e não residentes nas mais-valias geradas com a venda de imóveis. A proposta permite acabar com uma desconformidade no âmbito da tributação destas mais-valias em sede de IRS e que já havia sido condenada em acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia.
Crédito habitação para não residentes

Crédito habitação para estrangeiros: spread desde 1,2% no Novo Banco

Embora os cidadãos com domicílio fiscal em Portugal sejam os que mais compram casas no país, os negócios imobiliários fechados por não residentes continuam a aumentar em 2022. E num contexto de alta subida da Euribor, já há bancos a melhorar as ofertas de crédito habitação para estrangeiros. Um deles é o Novo Banco que oferece um spread com bonificação máxima desde 1,20%. Explicamos tudo na rubrica de crédito habitação do mês de outubro.
O que é (e como pedir) o crédito à habitação para não residentes?

O que é (e como pedir) o crédito à habitação para não residentes?

Com a realidade do teletrabalho cada vez mais presente, aumentou o número de pessoas interessadas em mudar-se para Portugal à procura de um clima melhor. Tudo isto faz com que se fale mais de crédito à habitação para não residentes. Mas, afinal, que empréstimos bancários são estes, quais as suas características e como se podem solicitar? Respondemos com a ajuda de especialistas.
Travão a fundo nas dormidas de estrangeiros em Portugal – a culpa é da pandemia

Travão a fundo nas dormidas de estrangeiros em Portugal – a culpa é da pandemia

O setor do alojamento turístico registou 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas em agosto de 2020, menos 43,2% e menos 47,1%, respetivamente, que no período homólogo. Uma tendência que se deve à pandemia da Covid-19, tendo Portugal recebido muito menos turistas – e registado muito menos dormidas de não residentes – que no mesmo mês do ano passado.