A Kurkku Fields Underground Library foi inaugurada este ano e cruza a natureza com a arquitetura e literatura.
Comentários: 0
biblioteca subterrânea
Kohei Omachi and Yuka Yanazume

A literatura sempre manteve uma relação estreita com a natureza. Muitas obras fantásticas de grandes autores inspiram-se no espaço natural para dar vida às suas histórias. O estúdio de arquitetura Hiroshi Nakamura e NAP Architects projetaram um lugar para desfrutar dos dois elementos, literatura e natureza, em Kurkku Fields, uma quinta onde turistas e visitantes podem experimentar a vida rústica no Japão. É uma biblioteca subterrânea que submerge os leitores na arquitetura verde cercada por campos de relva.

O espaço de leitura situa-se a meio do terreno. Rodeado pela natureza e por um ambiente totalmente rural, quem por ali passa, de repente depara-se com a entrada discreta da biblioteca, que abre a porta para um espaço onde se pode mergulhar na terra e encontrar um mundo inesperado movido pela arquitetura e livros.

Kurkku Fields
Kohei Omachi and Yuka Yanazume

Aquando da sua inauguração, a 16 de fevereiro, a Kurkku Fields Underground Library de Hiroshi Nakamura e NAP Architects alberga cerca de 3.000 livros com uma seleção de obras centradas na natureza e na vida agrícola, com uma expansão e ligação única à poesia, filosofia e história, religião, ciência e economia

Os hóspedes do Villa Cocoon e outras acomodações vizinhas podem passar uma noite na biblioteca subterrânea de fantasia mal iluminada, mesmo após o horário de funcionamento. O desenho do projeto não é acidental, mas tem um simbolismo poderoso: da mesma forma que as plantas crescem graças aos nutrientes que as raízes aproveitam do subsolo, as pessoas "enterram-se" no chão para ler livros, acumular conhecimento, cultivar a imaginação do poder e voltar à terra para avançar em direção ao futuro.

bibliotecas no Japão
Kohei Omachi and Yuka Yanazume

A biblioteca subterrânea é infiltrada por elementos de madeira para traçar a continuidade harmoniosa da tranquilidade durante as horas de leitura. Elementos arquitetónicos como vigas e colunas desaparecem para dar lugar ao teto solar circular que reflete a aparência de um buraco de toupeira. A altura do teto interno inclina-se conforme a elevação muda, e uma pequena sala escondida é esculpida num dos espaços para oferecer privacidade ao leitor.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta