Arquiteto é conhecido pelos projetos de renovação de edifícios antigos como o Neues Museum, em Berlim.
Comentários: 0
Pritzker 2023
David Chipperfield/Getty Images

O arquiteto britânico David Alan Chipperfield, conhecido pelos projetos de renovação de edifícios antigos como o Neus Museum em Berlim, é o vencedor do prémio Pritzker 2023. Trata-se do mais importante galardão mundial da arquitetura, considerado o Nobel da profissão. Arquiteto cívico, urbanista e ativista: assim é descrito pela organização do prémio internacional.

Subtil, mas poderoso, discreto, mas elegante, é um arquiteto prolífico que é radical na sua contenção, demonstrando o seu respeito pela história e cultura, ao mesmo tempo que honra as construções pré-existentes e o ambiente natural, enquanto reimagina a funcionalidade e a acessibilidade de novos edifícios, renovações e restaurações através de um design moderno atemporal que confronta as urgências climáticas, transforma as relações sociais e revigora as cidades”, lê-se na nota do júri, presidido pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena.

Neus Museum
Neues Museum (Berlim). Foto: Gryffindor stitched by Marku1988, CC BY-SA 3.0

"Estou muito impressionado por receber esta honra extraordinária e por estar associado aos anteriores premiados que deram tanta inspiração à profissão", comenta David Chipperfield, citado em comunicado. "Vejo este prémio como um incentivo para continuar a direcionar a minha atenção não apenas para a substância da arquitetura e seu significado, mas também para a contribuição que podemos dar como arquitetos para enfrentar os desafios existenciais das mudanças climáticas e da desigualdade social. Sabemos que, como arquitetos, podemos ter um papel mais proeminente e empenhado na criação não apenas de um mundo mais bonito, mas também mais justo e sustentável. Devemos enfrentar esse desafio e ajudar a inspirar a próxima geração a abraçar essa responsabilidade com visão e coragem", refere.

Entre as suas obras mais importantes estão:

  • o River & Rowing Museum (Henley-on-Thames, Reino Unido, 1997);
  • a sede da BBC Escócia (Glasgow, Reino Unido, 2007);
  • a Turner Contemporary, uma das principais galerias de arte contemporânea britânicas (Margate, 2011);
  • o Campus Saint Louis Art Museum (Missuri, Estados Unidos, 2013);
  • o Campus Joachimstraße (Berlim, Alemanha, 2013);
  • o Museo Jumex (Cidade do México, México, 2013);
  • o One Pancras Square (2013), um edifício de escritórios londrino;
  • o plano de pormenor da Royal Academy of Arts (2018), também na capital inglesa;
  • o projecto residencial Hoxton Press (Londres de novo, 2018);
  • o Kunsthaus Zürich (Zurique, 2020), um museu suíço.
Pritzker 2023
Sede BBC na Escócia/Getty Images

As suas obras construídas, abrangendo mais de quatro décadas, são expansivas em tipologia e geografia, incluindo mais de cem obras que vão desde edifícios cívicos, culturais e académicos até residências e planeamento urbano em toda a Ásia, Europa e América do Norte.

Chipperfield é o 52º laureado do Prémio Pritzker de Arquitetura. Ele vive em Londres e lidera escritórios em Berlim, Milão, Xangai e Santiago de Compostela.

O galardão internacional foi criado em 1979 para premiar anualmente um arquiteto vivo por conquistas significativas nesta disciplina, e ascende a 100 mil dólares (cerca de 93.800 euros). Os arquitetos portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura foram distinguidos com o Pritzker em 1992 e em 2011, respetivamente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta