A maioria dos créditos habitação na Grécia tem taxa variável. Cerca de 500.000 pessoas poderão beneficiar desta medida.
Comentários: 0
Grécia
Foto de Johnny Africa no Unsplash

Os quatro principais bancos da Grécia vão absorver os aumentos das taxas de juro nos créditos habitação nos próximos 12 meses para aliviar o aumento do custo de vida no país. A informação foi avançada por dois dos bancos envolvidos e confirmada pelo ministro das Finanças, Christos Staikouras.

O Banco Piraeus e o Eurobank anunciaram em comunicações separadas que vão congelar as taxas de juros variáveis ​​nos créditos da casa do próximo mês até abril de 2024. Por sua vez, o chefe da pasta de Finanças, afirmou que o Banco Nacional da Grécia e o Alpha Bank farão o mesmo em breve.

A maioria dos créditos habitação na Grécia tem taxa variável, pelo que se estima que cerca de 500.000 pessoas possam beneficiar desta medida. Por seu lado, prevê-se que o custo da medida nas margens dos bancos possa ascender aos 200 milhões de euros, dependendo de quanto o Banco Central Europeu (BCE) avance daqui para a frente na subida das taxas de juro.

As famílias gregas sofreram uma queda significativa nos rendimentos devido ao aumento das taxas, já que, desde julho do ano passado, as hipotecas ficaram mais caras entre 10% e 25%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta