Súbito e rápido aumento nos custos dos empréstimos colocou muitos potenciais compradores fora do mercado.
Comentários: 0
Nova Iorque
Pixabay

O aumento dos preços das casas nos EUA abrandou em fevereiro, devido à pressão exercida sobre os compradores pelo aumento do custo dos empréstimos, face à subida das taxas de juro. De acordo com dados da S&P CoreLogic Case-Shiller, os preços das casas subiram 2% na comparação anual em fevereiro, abaixo do aumento de 3,7% registado em janeiro.

Os mercados em todo o país arrefeceram depois de o súbito e rápido aumento nos custos dos empréstimos ter colocado muitos potenciais compradores fora do mercado. Embora a procura tenha começado a aumentar em algumas zonas, a falta de casas disponíveis está a pressionar as vendas.

"Embora as previsões sejam mistas, até agora o Federal Reserve parece focado nas suas metas de redução da inflação, sugerindo que as taxas de juro podem permanecer elevadas, pelo menos no curto prazo", refer Craig Lazzara, diretor-gerente da S&P Dow Jones Indices, em comunicado. "Portanto, o financiamento hipotecário e as fracas perspetivas económicas provavelmente continuarão a prejudicar os preços das casas pelo menos nos próximos meses."

Temporada de vendas

Fevereiro costuma ser o mês em que começa a temporada de vendas mais intensa do mercado imobiliário. As taxas de hipoteca caíram no início do ano, o que estimulou a procura. No entanto, a oferta de imóveis permaneceu escassa, pois os custos dos empréstimos continuaram a aumentar acentuadamente de 2021 até o início de 2022, impedindo os proprietários de imóveis com hipotecas mais baratas de anunciar as suas casas.

A média dos empréstimos fixos de 30 anos ficou em 6,39% na semana passada, ligeiramente abaixo dos 6,48% do início do ano, segundo dados da Freddie Mac.

Segundo Lazzara, as diferenças entre as áreas geográficas foram "marcadas". Os preços em Miami subiram 10,8%. Tampa, Flórida e Atlanta também estavam entre as cidades com grandes aumentos. Enquanto isso, algumas cidades da Costa Oeste têm lutado: os preços caíram 1,3% em Los Angeles.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta