Depois de ter descido quase 10% em 2022 face ao ano anterior, o preço das casas em São Francisco aumentou 1,2% em abril.
Comentários: 0
Preços das casas a subir nos EUA
Pixabay

Quem vive nos grandes centros urbanos da Costa Oeste dos EUA está a enfrentar um momento marcado pelos altos custos dos empréstimos habitação, uma vaga de demissões na área da tecnologia e uma crise bancária regional. E este cenário tem influenciado a dinâmica do mercado imobiliário: a oferta de casas à venda tem vindo a cair em cidades como São José e São Francisco, impulsionando a subida dos preços das casas (ao contrário do que aconteceu em 2022).

mercado imobiliário de São Francisco – que está ancorado à economia tecnológica concentrada em Silicon Valley – foi fortemente impactados pela subida dos juros nos empréstimos habitação, tendo registado quedas homólogas nos preços das casas durante 2022, na ordem dos 9-10%, escreve a Bloomberg. Mas, mesmo num contexto de turbulência financeira gerada pela falência do Sillicon Valley Bank, o imobiliário está a dar a volta.

O número de casas à venda está a cair em vários centros urbanos, como é o caso de São José, onde a oferta desceu 30,6% num ano, segundo a Zillow. Também em São Francisco e em Seattle (outro centro tecnológico) há cada vez menos casas no mercado de compra e venda, tendo a oferta caído quase 25% em ambos, indica o mesmo meio.

Com queda da oferta de casas para comprar (e a baixa construção de casas novas), os preços das casas voltaram a subir nestas cidades, depois de passarem meses a descer. Em abril, o valor “típico” de uma habitação subiu 1,5% em São José, 1,3% em São Francisco e 1,2% em Seattle face ao mês anterior, mais do que a média dos EUA (1%), apontam os mesmos dados. Resta agora saber se esta tendência de subida dos preços das casas será apenas sazonal ou deverá manter-se.

“É uma inversão impressionante depois destes mercados terem registado quedas de preços rápidas”, disse Jeff Tucker, economista sénior da Zillow, dando nota que no caso da Bay Area, os preços só não desceram mais porque houve muitos proprietários que se recusaram vender as suas casas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta