O preço das casas na Alemanha registou uma quebra média de 6,8% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa a maior queda no custo de aquisição de uma casa em toda a série histórica, que remonta ao ano 2000, segundo dados divulgados pelo Instituto Federal de Estatística (Destatis).
"Esta foi a maior queda nos preços dos imóveis residenciais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior desde o início da série histórica", disse o instituto de estatística alemão, observando que a queda "provavelmente" reflete a menor procura como resultado do aumento dos custos de financiamento e inflação persistentemente elevada.
Desta forma, o preço da habitação na Alemanha acumula dois trimestres consecutivos em baixa, em termos homólogos, depois de ter caído 3,4% no último trimestre de 2022. O preço das casas no país alemão não registava quedas homólogas desde o quarto trimestre de 2010.
De acordo com os dados publicados, foram registadas quedas significativas de preços tanto nas cidades quanto nas regiões rurais no primeiro trimestre de 2023, embora os preços tenham caído mais acentuadamente nas cidades.
Assim, as maiores quedas de preços face ao trimestre homólogo foram observadas nas sete principais cidades (Berlim, Hamburgo, Munique, Colónia, Frankfurt, Estugarda e Düsseldorf), onde os preços das moradias unifamiliares e geminadas caíram 10,4% e tiveram que pagar 6,4% a menos pelos apartamentos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta