Mais de 79 mil casas foram completamente destruídas no conflito que dura há vários meses.
Comentários: 0
Gaza
Getty images

As Nações Unidas destacaram num relatório recente que a reconstrução de casas que foram destruídas em Gaza durante a guerra entre Israel e o Hamas irá demorar várias décadas - até 2040 ou, provavelmente, muito mais. Especialistas estimam que mais de 79.000 casas foram completamente destruídas no conflito e outras 370.000 estão danificadas, e que a reconstrução total custaria cerca de 40.000 milhões de dólares.

Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento que publicou este relatório destaca que o conflito pode reduzir os níveis de saúde, educação e riqueza, pondo fim a 44 anos de desenvolvimento. A ONU já estuda angariar fundos para uma reabilitação planeada de Gaza, mas o cenário mais otimista aponta para 2040.

"Mesmo sob os cenários mais otimistas para o ritmo da reconstrução física, a escala de destruição em Gaza tem sido tal que, simplesmente do ponto de vista da movimentação de materiais de construção, podemos ir até 2040, e demorará mais tempo para restaurar edifícios destruídos desde o início da guerra", concluíram os investigadores.

Além disso, escolas, hospitais, centros de saúde, estradas, esgotos ou infraestruturas críticas, como canos de água, sofreram danos maciços.

As expectativas de um avanço nas negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas arrefeceram nos últimos dias, com muitos especialistas a acreditarem que o conflito provavelmente continuará, embora com diferentes graus de intensidade, por muitos mais meses.

Mais de 34.500 pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram mortas desde que Israel lançou a sua ofensiva, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza, depois de o Hamas ter atacado Israel em outubro, matando cerca de 1.200 pessoas indiscriminadamente, além dos mais de 100 reféns.

"A escala da destruição é enorme e sem precedentes. Esta é uma missão que a comunidade global não enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial", dizem os especialistas.

Segundo estimativas, mais de 37 milhões de toneladas de detritos precisariam ser removidos de Gaza para permitir a sua reconstrução.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta