ONU: Guterres diz que perda de liberdade “é um dos aspetos menos agradáveis” do novo cargo

ONU: Guterres diz que perda de liberdade “é um dos aspetos menos agradáveis” do novo cargo

O futuro secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esta quinta-feira (dia 13 de outubro) que a perda de liberdade “é um dos aspetos menos agradáveis” do seu novo cargo. “É um dos aspetos que diria menos agradáveis desta função. Pelos vistos, será ainda pior do que era quando estava no Governo [português]. Apesar de tudo, o nosso sistema de segurança é muito eficaz, mas muito leve, o [nível] de ameaça é pequeno”, disse.
António Guterres vence corrida à ONU

António Guterres vence corrida à ONU

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi esta quarta-feira (dia 6 de outubro) indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias. O Conselho de Segurança anunciou que o português é o “vencedor claro” da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15), sem qualquer veto.

Refugiados: a partir de hoje já podes ajudar numa plataforma oficial

Nasce hoje uma nova Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), que resulta da união de esforços de váris instituições portuguesas com o objetivo de ajudar os refugiados. A nova estrutura, que envolve organizações como a Caritas Portuguesa, o Conselho Português dos Refugiados, a Unicef, o Instituto Padre António Vieira, o Serviço Jesuíta aos Refugiados, o Instituto de Apoio à Criança e o Serviço Jesuíta aos Refugiados, terá como dois focos de atuação o registo nos países de origem e o trânsito e acolhimento em Portugal.