O preço dos imóveis residenciais na Alemanha caiu 5,7% no primeiro trimestre de 2024 face ao período homólogo de 2023, após a queda de 7,2% no último trimestre de 2023, alargando assim a sequência de descida dos preços das casas na Alemanha para seis trimestres consecutivos.
De acordo com dados publicados esta pelo Gabinete Federal de Estatística alemão (Destatis), o preço dos imóveis residenciais no país caiu 1,1% entre janeiro e março de 2024 face aos três meses anteriores. O órgão destaca ainda que, no primeiro trimestre de 2024, continuaram a ser registadas quedas de preços tanto nas cidades quanto nas regiões rurais.
As maiores quedas em relação ao mesmo trimestre do ano passado foram observadas em casas unifamiliares e bifamiliares nas sete principais metrópoles (Berlim, Hamburgo, Munique, Colónia, Frankfurt, Stuttgart e Düsseldorf), com -9,5%, enquanto os apartamentos ficaram mais baratos em média 4,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Em comparação com o trimestre anterior, os preços das casas unifamiliares e bifamiliares nas metrópoles caíram 3,2%, enquanto os preços dos apartamentos subiram 0,4%.
Em cidades fora das metrópoles, as casas unifamiliares e bifamiliares custam 7,3% menos do que no mesmo trimestre do ano passado, e os apartamentos 3,5% menos. No entanto, face ao trimestre anterior, os preços dos apartamentos caíram de forma mais significativa (-2,1%) do que os preços das casas (-0,9%).
Por outro lado, os compradores de distritos rurais pouco povoados pagaram, em média, 6,7% menos por casas unifamiliares e bifamiliares e 2,4% menos por condomínios em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Na comparação com o trimestre anterior, os preços caíram 1,7% em residências unifamiliares e bifamiliares e 0,1% em condomínios.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta