O imobiliário comercial da Suécia continua a viver tempos de turbulência. O quase colapso de uma das promotoras mais importantes do país veio expor as fragilidades e riscos que o setor ainda enfrenta.
Segundo a Bloomberg, a Autoridade Tributária Sueca entrou com uma petição em tribunal para que a Oscar Properties Holding AB seja declarada falida, somando-se a uma lista crescente de queixosos que instauraram processos contra a ex-promotora de apartamentos de luxo.
A Oscar Properties, juntamente com muitas outras promotoras mais pequenas, como a K2A Knaust & Andersson Fastigheter AB, tentou desesperadamente desfazer-se de ativos para para cumprir obrigações de dívida que se tornaram muito dispendiosas. Mas com a falta de compradores, esses esforços não foram suficientes.
De acordo com a Creditsafe, citada pela publicação, o número de falências no setor aumentou 73% nos primeiros sete meses do ano. E são várias as empresas debaixo de pressão, de que são exemplo a Heimstaden Bostad AB e Samhallsbyggnadsbolaget i Norden AB.
Ao que tudo indica, a Oscar Properties enfrenta agora uma perspetiva real de falência. O CEO da empresa, Richard Bagge, reconheceu o risco no passado dia 1 de agosto, mas disse que tentará evitar esse cenário, entrando com um pedido de reconstrução junto dos tribunais – que já rejeitaram, de resto, dois pedidos anteriores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta