
Que a arquitetura do presente e do futuro será sustentável não é novidade. Mas o Stockholm Wood City, o maior projeto de construção de madeira do mundo, surpreende. Este complexo de 250.000 m2 terá mais de 2.000 casas e 7.000 espaços para escritórios, lojas, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos.
O megaprojeto está a ser desenvolvido pela Atrium Ljungberg, uma empresa sueca que atua no desenvolvimento e gestão de propriedades imobiliárias, principalmente em Estocolmo, Malmö e Uppsala, na Suécia.

O Stockholm Wood City será construído em Sickla, Estocolmo, e gerará um ambiente urbano vanguardista e ecológico que mistura locais de trabalho, casas, restaurantes e lojas. "Graças ao design inovador, tecnologia e uma forte cultura colaborativa, um novo padrão para a construção sustentável será estabelecido", comenta a Atrium Ljungberg.

O maior projeto de construção de madeira do mundo está atualmente em andamento. A construção está prevista para começar em 2025 e os primeiros edifícios devem ser concluídos até 2027. A empresa quer que o Stockholm Wood City seja uma referência em termos de construção sustentável, o que é essencial para eles, já que a construção é responsável por 40% das emissões mundiais de CO2.
"As vantagens de construir com madeira são muitas e tangíveis, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e bem-estar das pessoas. Como vários estudos mostram, construções e edifícios de madeira fornecem melhor qualidade do ar, reduzem o stress, aumentam a produtividade e armazenam dióxido de carbono durante todo o tempo em que estão em uso. O uso de madeira também significa empreitadas de obras mais silenciosas e reduz o número de transportes pesados durante o período de construção", explica a empresa.

Além do seu compromisso com a madeira, o Stockholm Wood City também inclui outras instalações e projetos eficientes. Os edifícios contarão com painéis solares e baterias para reduzir a dependência da rede elétrica, juntamente com o armazenamento de energia em poços subterrâneos para aquecimento e arrefecimento. Além disso, a vegetação vai adornar terraços e telhados, trazendo um toque verde extra para a paisagem urbana e melhorando a qualidade do ar.
Além da construção em madeira, o projeto traz uma série de benefícios ambientais adicionais. Concentrar-se no espaço de escritório é uma maneira de resolver a escassez de locais de trabalho ao sul do centro da cidade de Estocolmo, reduzindo assim os tempos de deslocamento para mais pessoas.

Um bairro ecológico que pode ser projetado por futuros vizinhos
Atualmente, existem cerca de 400 empresas a operar em Sickla, desde grandes internacionais até pequenas startups. Para aqueles que vão trabalhar na Stockholm Wood City, há uma oportunidade de participar do desenvolvimento e design do projeto. "As empresas podem fazer parte do projeto do seu próprio escritório aqui, uma praça na cidade do amanhã, um lugar que promova saúde e bem-estar", concluem.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta