Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Suécia

Últimas notícias sobre "Suécia" publicadas em idealista.pt/news

Estatuto de Residente Não Habitual: 3.150 suecos em risco de perder isenções fiscais

Os reformados suecos que aderiram ao estatuto de Residentes Não Habituais (RNH) correm o risco de, a partir de 1 de janeiro de 2022, passarem a ser tributados em sede de IRS no país de origem. Isto porque o governo sueco quer terminar com a convenção fiscal assinada com Portugal – em 2019 – e tributar as pensões destes cidadãos, que atualmente estão isentas do pagamento deste imposto nos dois países. Atualmente são 3.150 os suecos com o estatuto de RNH que vivem em Portugal.

Notícia sobre:

Suécia, exemplo de um país onde o arrendamento das casas é regulado e quase tudo foi mal...

A Suécia tornou-se um espelho para onde se pode olhar por ser um país onde o mercado de arrendamento residencial é regulado desde a época da Segunda Guerra Mundial. Foi implementando com o objetivo inicial de garantir que o preço das rendas se mantivesse equilibrado a longo prazo, mas a sua aplicação tem sido uma “faca de dois gumes”: embora os preços tenham sido controlados, a falta de a oferta, bloqueio do stock existente e a exclusão social, por exemplo, tornaram-se os piores inimigos do mercado, como explica Nicolás González, analista de corporate finance da Colliers.

Notícia sobre:
Paredes redondas

Esta antiga torre de água na Suécia foi convertida numa espetacular casa rústica

Notícia sobre:
Incrível, não?

Desfrutar da natureza selvagem num hotel encantado na Suécia (mas com ilusão de ótica)

Notícia sobre:
Photo by Hanna Balan on Unsplash

Depois do Hygge e do Lagom... chega dos países nórdicos o Pyt - ou como viver melhor

Notícia sobre:

Fim à vista nos juros negativos? Suécia dá primeiro passo e sobe taxa diretora para 0%

O banco central da Suécia, o Riksbank – é também o mais velho banco central do mundo –, subiu a taxa de juro diretora de -0,25% para 0%, sendo o primeiro dos cinco bancos centrais que aplicavam algum tipo de taxas negativas a fazê-lo. No país, os juros atingiram o nível mais baixo em fevereiro de 2016, com uma descida para -0,5%. Em dezembro de 2018, o Riksbank efetuou a primeira subida para -0,25% e agora, um ano depois, voltou a subir para 0%.

Notícia sobre:

Suecos discutem acabar com preços regulados no mercado de arrendamento

Alguns partidos políticos na Suécia estudam desregular o mercado de arrendamento. Num dos primeiros países a limitar o preço das rendas, está debater-se a hipótese de acabar-se com esta medida, que para muitas pessoas trouxe escassez de oferta, dinheiro “negro” e listas de espera gigantes para aceder a uma casa no mercado regulado.

Notícia sobre:
'Hotéis' MDonald's para abelhas

McDonald's converte outdoors em... “hotéis” para abelhas

Notícia sobre:
Uma casa na árvore

Uma cabana nas árvores para disfrutar da aurora boreal

Notícia sobre: