O futuro presidente dos Estados Unidos tomará posse a 20 de janeiro para o segundo mandato.
Comentários: 0
Donald Trump
Donald Trump GTRES

A 20 de janeiro, milhares de pessoas comparecerão no Capitólio, em Washington DC, para testemunhar a posse de Donald Trump como o 47º presidente dos EUA. O mundo inteiro aguarda pelas decisões que o novo executivo irá tomar, e o mercado imobiliário dos EUA não será indiferente. A plataforma Realtor divulgou um relatório sobre as previsões para 2025 e como é que o segundo mandato de Trump afetará o setor imobiliário.

Danielle Hale, economista-chefe da empresa, espera uma "melhoria gradual na dinâmica do mercado imobiliário impulsionada por vários fatores económicos". No entanto, alerta que que as decisões deste novo governo têm o potencial de "melhorar ou dificultar a recuperação da habitação nos Estados Unidos". Tudo está em aberto.

Altas taxas de juro

A corretora de imóveis espera uma redução nas taxas de juro nos EUA, embora avise que elas permanecerão altas. O relatório prevê que, no próximo ano, a média se situe em 6,3%, embora esperem que terminem 2025 em 6,2%. Estes dados são melhores que os atuais, agora nos 6,7%, embora ainda estejam abaixo das taxas pré-covid, quando estavam acima de 4%.

Preços das casas em alta

Estima-se que o preço da habitação continuará a subir. Em 2023 aumentou 1,1%, este ano 4% e para o próximo ano espera-se um aumento de 3,7%.

A plataforma atribui esse aumento à redução das taxas de juro: embora o percentual ainda seja alto, esta pequena diminuição causará um ligeiro aumento na oferta que exercerá pressão sobre os preços.

Mais transações imobiliárias

Antes da covid, os Estados Unidos tinham uma média de 5,28 milhões de casas usadas vendidas por ano. Em 2023, foram registadas 4,09 milhões de transações, mas este ano esse número caiu para 4,02 milhões. Ainda assim, as previsões para o próximo ano são de que voltem a aumentar, embora sem ultrapassar os dados de 2023, ou seja, registando 4,07 milhões de casas usadas vendidas.

Os profissionais atribuem esse aumento aos preços e também às taxas de hipoteca, uma vez que a redução destas últimas causará uma maior oferta no mercado de transações, mas os preços altos farão com que o comprador tenha que se desfazer de algumas das suas propriedades para arcar com o custo, o que os tornará, simultaneamente, compradores e vendedores.

Stock de habitação

Até 2025, esperam que stock de casas no mercado cresça 11,7%, uma tendência ascendente contínua, já que o crescimento deste ano foi fixado em 15,2%. Além disso, estimam que 1,1 milhão de casas sejam construídas no próximo ano, praticamente a mesma quantidade de 2024.

Oferta e procura de arrendamento

A corretora de imóveis afirma que, no terceiro trimestre de 2024, a oferta de casas para arrendar nos EUA superou a procura, número que não era visto desde antes de 2019, ano da pandemia. Isso deve-se principalmente ao número de casas que estão a entrar no mercado, sejam novas ou usadas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta