
O candidato republicano Donald Trump venceu a candidata democrata Kamala Harris nas eleições presidências dos EUA e foi eleito o 47º Presidente do país, regressando, assim, à Casa Branca.
Numa altura em que não eram ainda conhecidos os resultados finais de todos os estados, as projeções já apontavam para que Trump tinha conseguido 277 votos para o colégio eleitoral, acima dos 270 necessários. Já Kamala Harris não ia além dos 224 votos.
Trump, com 78 anos, torna-se assim no primeiro presidente dos EUA a ser reeleito com cadastro criminal, depois de ter sido condenado por mais de 30 crimes. E mais: já sobreviveu a duas tentativas de assassinato, uma delas nesta última campanha eleitoral.
Trump, recorde-se, perdeu nas eleições presidenciais realizadas há quatro anos para Joe Biden, depois de ter cumprido um primeiro mandato entre 2016 e 2020 (derrotou na altura Hillary Clinton). Biden era inicialmente o seu adversário direito nestas presidenciais, mas retirou-se da corrida eleitoral e para o seu lugar entrou Kamala Harris, que agora sofre uma pesada derrota.
“É uma vitória política nunca antes vista no nosso país”, afirmou Trump diante de milhares de apoiantes reunidos no Centro de Convenções de Palm Beach, no estado da Florida, depois de ter acompanhado a noite eleitoral no seu resort em Mar-a-Lago.
O candidato republicano destacou que os resultados eleitorais da votação realizada terça-feira lhe deram um “grande sentimento de amor” e que a nação lhe deu “um mandato poderoso”.
Falando junto da mulher, Melania Trump, que já apresentou como “primeira-dama”, dos filhos, do candidato a vice-Presidente, J.D. Vance, descrito como “uma escolha certeira”, e do presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, o candidato republicano disse que, com esta vitória, irá "ajudar o país a curar-se” e “reparar a fronteira” com o México. “Faremos a América grande outra vez”, frisou.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta