Em novembro de 2024, a procura de casas para arrendar no Reino Unido caiu 2%, sendo o primeiro recuo desde maio de 2020.
Comentários: 0
Casas para arrendar no Reino Unido
Getty images

A procura de casas para arrendar no Reino Unido caiu pela primeira vez em mais de quatro anos, ou seja, desde o início da pandemia. De acordo com a Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), em novembro, a procura caiu 2%, sendo este o primeiro recuo desde maio de 2020.

Apesar da diminuição da procura, esta continua a ser muito superior à oferta, pelo que os preços continuam a atingir máximos históricos. O último relatório do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS, na sigla original) coloca o preço médio do arrendamento em novembro de 2024 em 1.425 libras (1.726 euros) por mês, o que reflete um aumento homólogo de 9,1%, muito próximo do máximo histórico registado em março do mesmo ano: 9,2%.

O RICS atribui este abrandamento da procura ao aumento contínuo dos preços dos arrendamentos.

Este mesmo relatório assegura que o 'stock' de casas para arrendar caiu 13% em novembro, valor que reflete a evolução negativa da oferta, embora apresente uma ligeira melhoria, já que no mês anterior a diminuição foi de 30%.

Citado pelo Financial Times, o conceituado agente imobiliário britânico Jeremy Leaf refere que a procura abrandou devido "às preocupações com a acessibilidade, especialmente em áreas onde as propriedades aumentaram bastante e muito rapidamente".

Arrendar casa no Reino Unido
Getty images

Compra e venda de casas em alta

O estudo do RICS analisa também o mercado de compra e venda de habitação. Conclui, por exemplo, que se verifica uma tendência ascendente, tanto nos preços como na procura, que se irá manter este ano, apesar das elevadas taxas hipotecárias e da baixa oferta.

O preço médio de uma casa no Reino Unido é de 292 mil libras (quase 354 mil euros), um valor 3,4% superior ao verificado no mesmo mês do ano anterior, ou seja, em novembro de 2023, segundo dados do ONS.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta