
O Banco de Inglaterra decidiu, no dia 7 de agosto de 2025, descer a taxa de juro diretora de 4,25% para 4%, um mínimo em mais de dois anos.
Na reunião de política monetária do Banco de Inglaterra, o Comité de Política Monetária da entidade (MPC, na sigla em inglês) votou por uma maioria de cinco contra quatro a favor do corte de 0,25 pontos percentuais, indicou, o banco emissor inglês, num comunicado. O corte foi a quinta redução num ano.
O comité está atento à evolução da inflação homóloga, que em junho se situou em 3,6%, acima do objetivo do banco, de 2%, enquanto aguarda pelo valor de julho na próxima semana.
A subida da inflação em junho foi provocada pelo aumento nos preços de alimentos, álcool, tabaco, passagens aéreas e ferroviárias. O banco espera que a inflação homóloga chegue a 4% em setembro, acima dos 3,7% previstos anteriormente, mas que comece a diminuir depois.
O banco também destacou que o comité permanece atento ao risco de que esse aumento temporário possa pressionar ainda mais os preços e salários.
Antes de decidir pelo corte, o comité analisou fatores como a economia internacional, condições monetárias e financeiras, procura, produção, custos e preços.
A ministra da Economia do Reino Unido, Rachel Reeves, afirmou que, desde as eleições de julho de 2024, as taxas de juro foram reduzidas cinco vezes, chegando ao nível mais baixo em dois anos, o que ajudou a diminuir o custo das hipotecas.
A responsável acrescentou que essa medida está a ajudar a colocar mais dinheiro no bolso das pessoas ao devolver estabilidade às finanças do país.
Na próxima semana, a agência nacional de estatísticas britânica (ONS, Office for National Statistics) deverá divulgar dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, depois de ter registado um crescimento de 0,7% nos três meses anteriores.
O Reino Unido possui um alto nível de endividamento, com a dívida líquida do setor público a cifrar-se em 96,3% do PIB em junho, um aumento de 0,5 pontos em relação ao final de junho de 2024, e a permanecer no nível mais alto desde os anos 60.
A próxima reunião de política monetária do Banco de Inglaterra realiza-se em 17 e 18 de setembro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta