
Inflação global em 2025: as perspetivas do FMI e os valores
Depois da pandemia provocada pela Covid-19 e da guerra na Ucrânia terem impulsionado a inflação a nível global, como se perspetivam os números em 2025? Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se que a inflação permaneça significativamente acima dos 2% recomendados na maior parte do mundo, mesmo ao longo deste ano.

Banco de Inglaterra corta taxa de juro diretora para 4%
O Banco de Inglaterra decidiu, no dia 7 de agosto de 2025, descer a taxa de juro diretora de 4,25% para 4%, um mínimo em mais de dois anos. Na reunião de política monetária do Banco de Inglaterra, o Comité de Política Monetária da entidade (MPC, na sigla em inglês) votou por uma maioria de cinco contra quatro a favor do corte de 0,25 pontos percentuais, indicou, o banco emissor inglês, num comunicado. O corte foi a quinta redução num ano.

Especialistas apontam novo alívio nas taxas do BCE em setembro
Analistas de política monetária preveem que o Banco Central Europeu (BCE) irá reduzir, na reunião do Conselho de Governo de setembro, as taxas de juro para os depósitos bancários em 25 pontos base, passando de 2% para 1,75%. Apesar do BCE ter decidido manter as taxas em 2%, depois de oito reduções de 0,25 pontos percentuais, a previsão é que, nesta próxima reunião, haja um corte adicional.

Economia informal no mundo: onde o mercado paralelo mais pesa no PIB?
A economia informal global movimenta, anualmente, valores na ordem dos mil milhões de euros, alimentada por atividades criminosas e transações não declaradas. Estima-se que esta economia paralela represente cerca de 11,8% do PIB mundial, sendo que em Portugal representa cerca de 9,3%.

Banco do Japão mantém juros inalterados perante incerteza económica
O Banco do Japão (BoJ) decidiu esta quarta-feira (dia 19 de março) manter as taxas de juro inalteradas, em linha com as expectativas e apesar da persistência da inflação, apontando para as incertezas sobre a economia mundial.No final de uma reunião de dois dias, a instituição optou por manter a taxa

FMI vê economia mundial a crescer 3% e alerta para inflação ainda alta
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está ligeiramente mais otimista sobre o crescimento deste ano da economia global e prevê uma taxa de 3%, igual à que também estima para 2024, segundo a atualização das projeções económicas divulgadas esta terça-feira (25 de julho de 2023).

FMI teme efeitos da crise imobiliária na China para a economia mundial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou esta sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2022, que uma crise imobiliária mais profunda na China pode ter “efeitos negativos” para a economia mundial, quando muitas construtoras do país estão a lutar pela sobrevivência.Vários grupos imobiliários do paí

Recuperação económica mundial está ameaçada - porquê?
A pandemia da Covid-19 chegou às nossas vidas há quase dois anos. E, hoje, as notícias não são animadoras. O aparecimento de uma nova variante do coronavírus - a ómicron - deixou os mercados financeiros em sobressalto e acelerou a venda de ações em bolsa.

Queda dos preços das casas na China - um dos riscos para a economia mundial em 2022
A economia mundial está, passo a passo, a recuperar-se depois de ter sido fortemente golpeada pela pandemia da Covid-19. Os especialistas da Economist Intelligence Unit afirmam que o PIB mundial vai crescer 4,1% em 2022.

Como o coronavírus está a deixar doente a economia – lojas, fábricas e indústria fechadas
A China (e o mundo) estão em estado de alerta. O surto do coronavírus já infetou milhares de pessoas dentro e fora da zona de contágio – também já chegou à Europa – matando 213 pessoas. Além de ser um risco para as vidas humanas, está a impactar a economia, com várias lojas, fábricas e indústria a parar e fechar. A cadeia Starbucks, por exemplo, mandou encerrar 2.000 lojas na China.

10 temas da atualidade que não podes perder de vista se andas a (ou pensar) investir
Se és investidor sabes da importância de estar atento àquilo que se passa à tua volta. E há temas que não podes perder de vista, dada a sua influência nos mercados. A política dos bancos centrais é um deles - deve merecer a tua atenção e preocupação, mas não é a único. Há outros temas igualmente importantes. Mostramos-te agora os 10 principais.
O truque do melhor fundo de capital de risco do mundo? Droga...
A criatividade é, neste momento, sinónimo de rentabilidade nos mercados de capital internacionais. Prova disso mesmo é que, entre os 10 mil fundos seguidos pela consultora Prequin, há um grupo australiano que é o melhor do mundo, graças ao investimento na droga leve mais popular do globo. Em 2016 conseguiu um retorno de 145% nos investimentos nos produtores de marijuana legalizados nos Estados Unidos.

Ciclismo e Economia, descobre as diferenças: em que parte do ciclo estão as principais potências mundiais?
Se os principais países do mundo e as respetivas economias estivessem a participar numa prova de ciclismo, com contagens de montanha pelo meio, quem estaria na frente da corrida e na cauda do pelotão? Este gráfico resume o momento económico que atravessam as principais potências mundiais. Como se de uma prova de ciclismo se tratasse.
Guia para perceber o que está a acontecer na economia chinesa
O abrandamento da economia da China, a segunda maior economia mundial, está a suscitar algumas preocupações. E as sucessivas desvalorizações da moeda “ajudam à festa”. Será esta uma tendência em 2016? Que impacto terá esta quebra na economia mundial? Fica a saber (e a perceber) o que está a acontecer na China.
Baixa do petróleo insuficiente para animar a economia
A descida dos preços do petróleo está a dar um estímulo aos consumidores e empresários para gastarem mais dinheiro e fazerem novos investimentos, mas não chega para aumentar as previsões de crescimento da economia mundial.

radiografia do dia: os números da economia chinesa
a segunda maior economia mundial está a abrandar, tendo forte impacto nos países vizinhos. como podes constatar no gráfico em cima, do dinheiro vivo, o pib da china tem vindo a descer nos últimos anos, depois de no passado se ter verificado um crescimento de dois dígitos

radiografia do dia: evolução e previsão das mudanças económicas e políticas em alguns países
como demonstra o gráfico em cima, o ano de 2012 foi histórico, já que se verificaram mudanças económicas e políticas em países como eua, alemanha, china e frança. trata-se de um ano peculiar desde pelo menos 1998, sendo que as previsões até 2016 apontam para menos alterações nos sectores

radiografia do dia: comportamento económico das 300 cidades mais importantes do mundo
o gráfico em cima mostra qual foi o comportamento económico, entre 2011 e 2012, das 300 cidades mais importantes do mundo.

g20 a favor de integração fiscal e bancária na ue
as 20 maiores economias do planeta concluíram na terça-feira a sétima cimeira, em los cabos, no méxico, com um claro apoio aos planos da união europeia para enfrentar a crise com uma maior integração fiscal e bancária, lê-se na declaração final.

banco mundial antecipa recessão de 0,3% na zona euro
o banco mundial (bm) divulgou, em washington (eua), o seu relatório das previsões económica globais de 2012, prevendo que a economia mundial cresça 2,5% este ano e 3,1% em 2013.
china já é a segunda maior economia do mundo
a china tornou-se na segunda economia mundial, superando o japão em 2010, com o seu pib a superar o do arquipélago nipónico no conjunto do ano, anunciou hoje o governo japonês.
fmi alerta para possível agravamento da crise nos periféricos
a instituição liderada por dominique strauss-sahn voltou hoje a reforçar a ideia de que é urgente que os responsáveis da zona euro avancem com uma resposta "rápida e abrangente" para a crise financeira e para os problemas da dívida soberana.
possibilidade de portugal recorrer ao fmi adiada até 2011
a taxa de juro da dívida pública atingiu quinta-feira um novo recorde desde a entrada no euro (6,655%), tendo subido mais que a irlandesa.
fmi revê em baixa crescimento da economia mundial
O economista-chefe do fundo monetário internacional (fmi) reviu em baixa a sua previsão de crescimento para a economia mundial, estimando que esta cresça 3 a 4% este ano e, provavelmente, também em 2011.