
O valor global de todas as casas no mundo atingiu 286,9 biliões de dólares (aproximadamente 247,3 biliões de euros à taxa de câmbio atual) em 2024, de acordo com o relatório anual do setor imobiliário residencial da Savills. Este valor total registou uma ligeira descida em relação a 2023 (-2,3%), sobretudo devido à taxa de câmbio face ao dólar. Mas o mercado imobiliário continua em crescimento, impulsionado pela subida dos preços das casas e pelo aumento do stock imobiliário.
O mercado imobiliário representa uma reserva significativa de riqueza, com a China (74 biliões de dólares), os Estados Unidos (52 biliões de dólares) e o Japão (17 biliões de dólares) entre os países com maior valor acumulado.
A propriedade de imóveis residenciais continua a ser uma das principais formas de preservação de riqueza a nível mundial. O valor total das habitações em todo o mundo permanece 19% acima dos níveis de 2019, antes da pandemia.
Apesar da queda anual em termos globais, a maioria dos países registou uma valorização dos imóveis nas suas moedas locais, impulsionada pela subida dos preços dos ativos e pelo crescimento do stock habitacional.
Os 10 principais mercados residenciais representam, em conjunto, 71% do valor total dos imóveis residenciais em todo o mundo. A China continua a ser o maior mercado residencial do planeta, representando 29% do valor global, apesar de uma queda anual de 5,2% (8% em dólares norte-americanos) provocada pela descida dos preços das casas e pela desaceleração na construção de novas habitações.
Os Estados Unidos surgem como o segundo maior mercado, com 18% do valor residencial global, um crescimento de 5,1% face ao ano anterior.
A Europa concentra cerca de um quarto do valor total do mercado residencial mundial, apesar de representar apenas 10% da população global. Já a América do Norte, com apenas 6% da população do planeta, detém 22% desse valor. Em contraste, África e Ásia — onde vive a maioria da população mundial — têm uma quota significativamente menor do valor imobiliário residencial global.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta