
Casas valem 1.536€ por m2 para bancos: valor desce pela 2ª vez este ano
O valor mediano da avaliação bancária das casas em Portugal, um dos passos a ter em conta aquando da contratação de um crédito habitação, desceu em outubro para 1.536 euros por metro quadrado (euros/m2). É apenas a segunda vez que se regista uma queda este ano, depois de tal ter acontecido em fevereiro. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (28 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Bancos: “Avaliação do imóvel não pode exceder o valor de mercado”
O Conselho da União Europeia aprovou o texto de compromisso sobre a implementação das reformas de Basileia III na legislação bancária da União Europeia (UE). E este diploma vem, portanto, reformar as práticas de supervisão bancária e terá implicações nas avaliações dos imóveis para efeitos de concessão de crédito habitação. Em concreto, o valor dos imóveis determinado na avaliação vai deixar de poder exceder o valor de mercado.

Casas valem mais para os bancos: m2 atinge recorde de 1.407 euros
Avaliar o metro quadrado da casa é um dos passos necessários para pedir um crédito habitação. Até porque o banco vai ter em conta o menor valor entre a avaliação da casa e o preço de mercado para conceder o empréstimo. Mas o que temos assistido nos últimos meses é que o metro quadrado das habitações está a ficar cada vez mais caro para os bancos. Em junho, foi atingido um novo recorde: o valor mediano de avaliação bancária foi de 1.407 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 27 euros que o observado em maio (+2%). Em termos homólogos, o aumento foi de 15,8% (13,9% em maio).

Avaliação bancária das casas fecha 2020 em novo máximo: 1.156 euros por metro quadrado
Em plena pandemia da Covid-19, o valor pelo qual os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação tocou vários máximos em 2020. E o mesmo voltou a acontecer no final do ano, registando-se um recorde no mês de dezembro, quando o indicador de avaliação bancária das casas se fixou em 1.156 euros por metro quadrado (m2), e depois de duas subidas nos meses anteriores, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Isto permite concluir que o valor mediano da avaliação bancária no conjunto de 2020 situou-se em 1.129 euros por m2, o que representa um aumento de 7,7% face ao ano anterior.

Avaliação bancária das casas sobe em outubro para novo recorde de 1.131 euros/m2
O valor mediano de avaliação bancária subiu três euros em outubro face ao mês anterior, para 1.131 euros por metro quadrado (m2), ultrapassando o recorde que tinha atingido em agosto. Segundo o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, produzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos homólogos, a taxa de variação manteve-se em 5,8%, tal como verificado em setembro.
Casas atingem valor bancário mais alto da década - subiram 70 euros por m2 num ano
Os bancos estão a dar cada vez mais valor às casas, dando um sinal ao mercado de que continuam disponíveis para conceder crédito à habitação. A avaliação bancária está a subir há 16 meses seguidos e num ano o m2 aumentou 70 euros, em termos médios, segundo o INE.

Preços das casas em Portugal desvalorizaram mais de 25% desde o ano 2000
As casas em Portugal perderam cerca de um quarto do seu valor no prazo de 15 anos. E, em termos internacionais nas chamadas economias desenvolvidas, foi no mercado nacional que se registou a maior desvalorização do preço dos imóveis, entre 2000 e 2015, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) - que comparou estes dados em 24 países.

Avaliação bancária das casas cai 0,3% em setembro
Os bancos estão a cortar na avaliação que fazem às casas, na hora de emprestarem dinheiro para a compra de uma habitação. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro, o valor médio da avaliação bancária no país diminuiu 0,3% face a agosto. Trata-se de uma redução de três euros, passando um metro quadrado (m2) a valer 1.092 euros.

Venda de casas no nível mais positivo dos últimos três anos
Em novembro do ano passado, a venda de casas na capital e no resto do país atingiu o nível mais positivo dos últimos três anos (desde setembro de 2010), segundo o Portuguese Housing Market Survey (PHMS), que tem por base respostas de 150 empresas do setor imobiliário.Segundo o documento, conhecido e




bancos sobem avaliação das casas pela primeira vez num ano (gráficos)
em abril, o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação situou-se em 984 euros por m2, mais 0,3% (três euros por m2) que em março, mês em que a avaliação bancária caiu 1,7%.

radiografia do dia: evolução do preço das casas de luxo no mundo
no relatório "prime global cities index 2013", da imobiliária knight frank, jacarta, banguecoque e miami são as cidades do mundo onde o preço da habitação de luxo mais subiu no último ano.

finanças continuam a avaliar as casas por 603 euros por m2
as finanças mantiveram inalterado o valor médio por m2 das habitações, que vai manter-se em 603 euros. será este o valor de referência usado na avaliação geral de imóveis e em qualquer casa que seja transaccionada.

valor das casas baixa 7% num ano (gráficos)
os bancos estão cada vez mais a avaliar as casas “por baixo”. segundo dados do instituto nacional de estatística (ine), em setembro, o valor médio de avaliação bancária dos imóveis manteve a tendência de redução, recuando 0,1% face a agosto e 7% em termos homólogos, para 1.027 euros por m2.

casas novas em lisboa custam mais 179 mil euros que em madrid
as casas novas em madrid são mais baratas que em lisboa, apesar de serem, em média, mais pequenas. segundo um estudo da consultora imobiliária aguirre newman, uma habitação nova na capital espanhola custa, em média, 318.042 euros, bem menos que em lisboa (497.156 euros).
preço médio da habitação volta a cair (gráficos)
o preço médio atribuído às casas pela banca caiu para 1.131 euros por metro quadrado, em novembro, menos 0,2% que em outubro.