Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Valor das casas

Últimas notícias sobre "Valor das casas" publicadas em idealista.pt/news

Avaliação bancária das casas fecha 2020 em novo máximo: 1.156 euros por metro quadrado

Em plena pandemia da Covid-19, o valor pelo qual os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação tocou vários máximos em 2020. E o mesmo voltou a acontecer no final do ano, registando-se um recorde no mês de dezembro, quando o indicador de avaliação bancária das casas se fixou em 1.156 euros por metro quadrado (m2), e depois de duas subidas nos meses anteriores, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Isto permite concluir que o valor mediano da avaliação bancária no conjunto de 2020 situou-se em 1.129 euros por m2, o que representa um aumento de 7,7% face ao ano anterior.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas sobe em outubro para novo recorde de 1.131 euros/m2

O valor mediano de avaliação bancária subiu três euros em outubro face ao mês anterior, para 1.131 euros por metro quadrado (m2), ultrapassando o recorde que tinha atingido em agosto. Segundo o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, produzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos homólogos, a taxa de variação manteve-se em 5,8%, tal como verificado em setembro.

Notícia sobre:

Casas atingem valor bancário mais alto da década - subiram 70 euros por m2 num ano

Os bancos estão a dar cada vez mais valor às casas, dando um sinal ao mercado de que continuam disponíveis para conceder crédito à habitação. A avaliação bancária está a subir há 16 meses seguidos e num ano o m2 aumentou 70 euros, em termos médios, segundo o INE.

Notícia sobre:

Preços das casas em Portugal desvalorizaram mais de 25% desde o ano 2000

As casas em Portugal perderam cerca de um quarto do seu valor no prazo de 15 anos. E, em termos internacionais nas chamadas economias desenvolvidas, foi no mercado nacional que se registou a maior desvalorização do preço dos imóveis, entre 2000 e 2015, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) - que comparou estes dados em 24 países.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas cai 0,3% em setembro

Os bancos estão a cortar na avaliação que fazem às casas, na hora de emprestarem dinheiro para a compra de uma habitação. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro, o valor médio da avaliação bancária no país diminuiu 0,3% face a agosto. Trata-se de uma redução de três euros, passando um metro quadrado (m2) a valer 1.092 euros.

Notícia sobre:

bancos sobem avaliação das casas pela primeira vez num ano (gráficos)

Notícia sobre: