
A venda de casas em Portugal continuará a ganhar fôlego até setembro. É isso mesmo que antecipam os agentes imobiliários inquiridos pelo idealista, que acreditam ainda que vão angariar mais casas para pôr à venda mercado. Já no mercado de arrendamento continuam menos otimistas ao nível dos negócios e angariações. Apesar das diferentes dinâmicas esperadas, a maioria dos especialistas espera uma estabilização dos preços das casas para comprar e arrendar no terceiro trimestre de 2025.
O idealista procurou saber, uma vez mais, o que esperam os profissionais do setor imobiliário quanto à evolução do mercado de compra e venda e do mercado de arrendamento no terceiro trimestre de 2025. E os resultados são espelhados no Índice de Sensibilidade do Setor Imobiliário (ISSI): os agentes imobiliários voltaram a demonstrar-se mais otimistas sobre a venda de casas do que sobre o arrendamento, talvez por haver mais incentivos à compra (como a descida dos juros e os apoios do Estado para os jovens, por exemplo).
No mercado de venda de casas, a confiança dos agentes imobiliários continua mais elevada, registando em 74,1 pontos no terceiro trimestre numa escala de 0 a 100. Mas tem-se vindo a observar ligeiras descidas desde o início do ano (quando o índice estava em 74,7 pontos), numa altura em que os preços das casas registaram subidas a elevado ritmo. Também salta à vista que as perspetivas para o arrendamento caíram para 57 pontos no verão de 2025, depois de terem estabilizado nos trimestres anteriores, revelam os dados recolhidos no ISSI.
Otimismo na venda de casas e angariações até setembro
A grande maioria dos profissionais do setor imobiliário ouvidos pelo idealista acredita que vai vender mais casas até setembro (69,1% dos inquiridos). Este otimismo pode ser explicado pelas recentes descidas das taxas de juro no crédito habitação, a par dos novos apoios para os jovens comparem casa (isenção do IMT e garantia pública).
Ainda assim, cerca de um quarto dos agentes imobiliários espera que as transações se mantenham no mesmo nível e 5% antecipa uma queda na venda de casas. Isto numa altura em que a queda dos juros e da Euribor poderá estar na reta final, com o Banco Central Europeu a manter as taxas diretoras em julho após uma série de cortes.
Por outro lado, a maioria destes profissionais do imobiliário acredita que vai angariar mais casas para colocar à venda (61,9%), enquanto menos de um terço considera que a angariação seguirá ao mesmo ritmo na sua zona de atuação. Apenas 7,2% diz que vai angariar menos casas para vender até setembro.
Embora este reforço da oferta habitacional no mercado de compra e venda de casas não deva satisfazer as necessidades da procura – como se tem observado até agora -, mais de metade dos agentes imobiliários antecipa os preços das casas deverão manter-se até setembro. Já 36% estima que as casas à venda vão ficar mais caras, enquanto 5,8% prevê uma descida dos preços.
Só um em cada três agentes imobiliários acredita que vai arrendar e angariar mais casas
O sentimento que paira sobre o mercado de arrendamento é menos otimista, quando comparado com o de compra de venda de casas – até porque este último está, hoje, mais atrativo e apresenta menores taxas de esforço. Só um em cada três agentes imobiliários acredita que vai arrendar mais casas até setembro, enquanto 32% espera que a atividade se mantenha. Há ainda 18% de profissionais que admitem mesmo que vão assistir a uma diminuição dos contratos de arrendamento no verão de 2025.
Também no que diz respeito ao aumento da oferta no mercado de arrendamento, as opiniões dos profissionais dividem-se, sobretudo, entre aumentar ou manter o nível de angariações. Ainda assim, quase um em cada cinco inquiridos espera reunir menos casas para arrendar até setembro, mostram os resultados do inquérito.
Ao nível dos preços, mais de metade dos agentes imobiliários prevê que as rendas das casas em Portugal vão estabilizar no terceiro trimestre de 2025. Ainda assim, um em cada quatro acredita que vai haver um aumento das rendas. Já 10% espera mesmo que as casas para arrendar fiquem mais baratas na sua zona.
Inquérito sobre sensibilidade do setor imobiliário
O idealista calcula o Índice de Sensibilidade do Setor Imobiliário (ISSI) a partir da visão de profissionais do setor imobiliário em Portugal, que participam num inquérito trimestral. Este índice nacional mostra o grau de satisfação e as previsões do setor imobiliário para o mercado de compra e venda de casas, bem como para o mercado de arrendamento habitacional. A escala do ISSI é de 0 a 100, em que o zero corresponde a um descontentamento generalizado e o 100 corresponde a um grau máximo de satisfação.
Se trabalhas numa agência imobiliária e gostarias de participar no painel de especialistas auscultados para formular o Índice de sensibilidade do setor imobiliário (ISSI), entra em contracto com o teu agente do idealista para que possas fazer parte do próximo inquérito trimestral.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta