Comentários: 0
El Corte Inglés: guerra entre os principais acionistas em tribunal
GTRES

Um dos principais acionistas do El Corte Inglés, a Corporación Ceslar, vai tentar impedir pela via judicial a entrada do investidor do Qatar Hamad Al Thani no capital do grupo, por considerar que o acordo prejudica a companhia espanhola de retalho.

A Lusa lembra que o grupo espanhol de centros comerciais anunciou a 14 de julho que o xeque Hamad Bin Jassim Al Thani - membro da família real do Qatar - tinha adquirido 10% das ações da companhia, por um montante de mil milhões de euros.

A entrada de Al Thani no capital do grupo foi aprovada pela maioria do Conselho de Administração do El Corte Inglés, que também tem presença em Portugal. Mas um dos acionistas de referência do grupo, a Corporación Ceslar - sociedade que agrega a participação da família Areces - está contra a decisão e ameaça agora ir para tribunal para a travar, tal como escreve a agência de notícias portuguesa.

Em duas entrevistas publicadas hoje, no jornal Expansión e no El Mundo, a representante da Corporación Ceslar no Conselho de Administração do El Corte Inglés - Carlota Areces - diz que a operação "não beneficia" o grupo nem os seus acionistas e considera que houve "falta de transparência".

"A nossa intenção é ir para tribunal. Faltou transparência e fizeram-se as coisas à pressa", declarou ao Expansíon.

A Corporacíon Ceslar diz que estava disposta a comprar os 10% que o xeque comprou e que, agora, continua disponível para chegar a um acordo.

O xeque Hamad Bin Jassim Bin Jaber Al Thani foi primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade