Serão cinco em 2022, 17 em 2023, 35 em 2024 e 50 em 2025, segundo os planos do Governo, que destinou 55 milhões do PRR para este projeto.
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Bairros comerciais digitais chegam a Portugal no próximo ano
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Com o objetivo de dinamizar diferentes áreas comerciais localizadas em centros urbanos, zonas suburbanas ou rurais do país, o Governo socialista de António Costa decidiu alocar 55 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para lançar os chamados bairros comerciais digitais em Portugal. No total, estão previstos 50 projetos destes em quatro anos, cinco dos quais em 2022, 17 em 2023, 35 em 2024 e 50 em 2025.

No terceiro trimestre deste ano, segundo conta o Expresso, a Agência para Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) deverão finalizar o planeamento da iniciativa e lançar um ‘roadshow’ nacional para a sua divulgação junto do público-alvo que são os municípios e demais entidades públicas, locais e regionais, as entidades de natureza associativa e conjuntos de micro e pequenas empresas que prestem serviços e se dediquem a atividades de comércio de proximidade.

A ideia é investir uma média de um milhão de euros por cada bairro comercial digital, tendo por referência o programa “Coeur de Ville”, que visa revitalizar os centros das cidades médias francesas, detalha o jornal.

“Pretende-se que o modo como o território é gerido e ordenado considere a noção de bairros comerciais ou equivalente, por forma a dinamizar tais áreas e a promover a coesão territorial. Esta medida é particularmente relevante devido às consequências económicas e sociais da conjuntura pandémica, particularmente dura para um tecido empresarial composto por micro e pequenas empresas, muitas das quais de gestão familiar, cuja capacidade de investimento nem sempre é suficiente, nem corresponde ao valor acrescentado que as mesmas podem aportar às comunidades onde se inserem. A digitalização dos bairros comerciais, considerando os seus operadores económicos e institucionais, contribuirá de igual modo para fomentar a atividade de empresas que atuem em zonas adjacentes”, lê-se no PRR submetido a Bruxelas.

Os investimentos previstos abrangem a conetividade e a infraestrutura digital local para melhor acesso à internet por wi-fi nestas zonas comerciais. A experiência digital do público em geral também pode ser potenciada com recurso a várias outras tecnologias como ‘beacons’ que interagem com o telemóvel do consumidor ou ‘mupis’ interativos.

Segundo escreve o Expresso, está também prevista a harmonização urbanística dos espaços com a experiência digital, a integração de soluções tecnológicas de gestão de entrega de encomendas e a adoção de meios de pagamento eletrónicos, de forma a digitalizar a experiência de consumo, assim como a própria alavancagem digital dos modelos de negócio.

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1 Comentários:

midfieldkingdon
30 Maio 2021, 13:16

E vai tudo pra Lisboa. Centralismo at ti's best.

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