A descida dos preços dos imóveis na Europa e nos EUA está a revelar-se uma oportunidade de negócio para os investidores com elevada liquidez. É o caso de Amancio Ortega, fundador e principal acionista da Inditex (dona da Zara), que só em 2023 avançou com 10 aquisições de imóveis por 1,1 mil milhões de euros, nos quais se incluem casas, escritórios e ainda imóveis de logística.
Estas compras de imóveis estão a ser levadas a cabo pela Pontegadea, a empresa de investimentos imobiliários detida pelo empresário espanhol. E entre os negócios mais relevantes realizados entre 2023 e o início de 2024 estão os seguintes, de acordo com o Financial Times:
- Complexo logístico em Dublin (Irlanda) por 225 mil milhões de euros (arrendado à Amazon);
- Armazém de distribuição em Roosendaal (Países Baixos), arrendado à Primark: foi adquirido por 100 milhões de euros à Blackstone e possui 87 mil metros quadrados (m2). Em concreto, a operadora de transporte DSV será a inquilina formal deste imóvel com um contrato de dez anos, mas trabalhando só com a Primark, distribuindo os seus produtos para os mercados holandês e francês, segundo a Reuters.
- Torre de apartamentos de luxo em Chicago (EUA) por mais de 200 milhões de euros;
- Armazém em Miami (EUA) por 113 milhões de euros.
A maioria da compra de imóveis por parte do dono da Zara foi levada a cabo na Europa e nos EUA. E, com estas recentes aquisições, a carteira imobiliária da espanhola Pontegadea – que detém ativos em 11 países - aumentou para cerca de 20 mil milhões de euros. Entre seus os imóveis mais emblemáticos está o edifício Adelphi e a Devonshire House, em Londres (Reino Unido), e a sede da Amazon em Seattle (EUA).
O dono da Zara está a avançar com compras de imóveis numa altura em que só os dividendos da Inditex somaram um total de 2.217 milhões de euros em 2023, acima dos 1.718 milhões recebidos em 2022. Com esta elevada liquidez, a Pontegadea não precisou de contratar empréstimos à banca, não tendo sido, por isso, afetada pelas elevadas taxas de juro que estão a pressionar os mercados da Europa e dos EUA, arrefecendo vendas e corrigindo preços.
Aliás, a estratégia de Amancio Ortega passa precisamente por aproveitar esta crise no imobiliário para avançar com compra de imóveis a preços mais baixos. “O grupo observou um ajustamento dos preços em vários segmentos na Europa, nos últimos meses”, disse Roberto Cibeira, presidente da Pontegadea, citado pelo mesmo jornal.
Por isso mesmo, o mesmo responsável acredita que “este é um bom momento para investidores com baixo endividamento, dado o aperto das condições de crédito, o que está a reduzir a concorrência por potenciais aquisições de dimensão razoável”. E adianta que têm debaixo de olho propostas de aquisição antes de serem divulgadas em vários segmentos como logística, retalho, escritórios e infraestruturas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta