Depois desta primeira loja na Alta de Lisboa, está já prevista a abertura de uma segunda no primeiro trimestre de 2026, no Lumiar.
Comentários: 0
Mercadona na Alta de Lisboa
Mercadona
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Acaba de abrir o primeiro supermercado Mercadona na cidade de Lisboa, mais concretamente na Rua Hermínio da Palma Inácio, na Alta de Lisboa. A chegada da cadeia espanhola à capital portuguesa marca um importante passo na sua expansão em Portugal.

A abertura desta loja, a nona no distrito de Lisboa, permitiu a criação de 90 postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia. Para o primeiro trimestre de 2026 está marcada a abertura da segunda loja na cidade, na Quinta do Lambert (Lumiar), alcançando, assim, as 70 lojas em todo o país, refere a empresa em comunicado. 

Este novo supermercado tem uma área de vendas de 1.900 metros quadrados (m2), com secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service, podendo levar ou comer na loja. Conta ainda com 300 lugares de estacionamento, seis deles destinados ao carregamento de veículos elétricos.

Edificada num terreno com 5.000 m2 de área total, numa operação de loteamento desenvolvida pela SGAL - Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, esta nova loja inclui também um piso destinado a escritórios, com cerca de 100 colaboradores de áreas como recursos humanos, logística e obras, que exercem funções na zona centro. 

Para a construção deste primeiro espaço em Lisboa, a Mercadona investiu 18 milhões de euros. Tal como já acontece em todas as outras lojas da cadeia de supermercados espanhola, e dentro do seu plano de Ação Social, serão doados, desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social da Musgueira.

Em visita institucional à nova loja, o vereador da Economia da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, afirma que a abertura deste espaço “representa um impacto muito positivo para a cidade de Lisboa e para a economia”.

“Estamos a falar de um investimento de 18 milhões de euros, que se traduz diretamente na criação de emprego e no fortalecimento do tecido económico local. Hoje inauguramos uma superfície comercial que gerou 90 novos postos de trabalho e, já no início do próximo ano, mais de 100 pessoas irão juntar-se com a instalação dos escritórios da Mercadona. Trata-se de um investimento situado numa zona em forte crescimento e desenvolvimento na cidade. No primeiro trimestre de 2026, está também prevista a abertura de uma nova loja no Lumiar, reforçando o compromisso da Mercadona com Lisboa. É um dia importante para a cidade e para a sua economia. Lisboa tem vindo a atrair cada vez mais investimento, e quando atraímos investimento, geramos emprego e, acima de tudo, atraímos talento. Esta aposta na cidade de Lisboa deve ser reconhecida e valorizada”, acrescenta, citado na nota.

Visita institucional ao novo supermercado Mercadona na Alta de Lisboa, com a presença do Embaixador de Espanha, do Vereador de Economia da Câmara Municipal de Lisboa e do Executivo da Junta de Freguesia de Santa Clara
Mercadona

Já Ana Carreto, Diretora de Relações Externas do Distrito de Lisboa, sublinha que “ter uma loja na capital era uma grande ambição para a Mercadona”. E afirma que “hoje é um dia feliz para esta equipa de mais de 7.000 pessoas no país, onde todos trabalham diariamente para estarmos cada vez mais perto dos 'chefes' portugueses”, referindo-se aos clientes da cadeia de supermercados quando menciona 'chefes'”.

“Lisboa entra assim no mapa de lojas da Mercadona, e com um escritório complementar de apoio à operação, seis anos após termos iniciado o nosso plano de expansão em Portugal”, conclui a responsável.

Sustentabilidade no foco

A loja de Lisboa respeita o Modelo de Loja Eficiente, à semelhança do que já acontece em todos os supermercados Mercadona em Portugal, com corredores amplos, entrada com vidro duplo que evita correntes de ar, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético

Mas a preocupação com a sustentabilidade e eficiência energética não se fica por aqui. Esta nova loja vai contar com 395 painéis solares para autoconsumo, o que permitirá à Mercadona poupar cerca de 20% de energia elétrica por ano, segundo se lê no comunicado.

Mais de 1.100 milhões investidos em Portugal 

Ao longo dos seis anos de expansão da Mercadona em Portugal, foram já investidos mais de 1.100 milhões de euros, algo possível graças à equipa portuguesa de mais de sete mil pessoas em regime de efetividade. Só para este ano, a empresa espanhola prevê um investimento de mais de 157 milhões de euros no país.

Entre 2019 e 2024, a Mercadona comprou 4.500 milhões de euros aos fornecedores nacionais que compõem a sua rede, um valor que vai continuar a crescer com a abertura de novas lojas, e alcançou um volume de vendas de 4.550 milhões

Em 2024, faturou mais de 27% em comparação com o ano anterior, tendo contribuído com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Durante o ano passado, a Irmãdona Supermercados teve um resultado líquido de sete milhões de euros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta