Comentários: 0
Os melhores arranha-céus do mundo são..

Todos os anos, desde 2002, a organização internacional não-lucrativa Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) – Conselho para os Edifícios Altos e Habitat Urbano – distingue o que de melhor se faz em arquitetura no mundo. Em 2007, os prémios passaram a incluir edifícios, neste caso a construção de arranha-céus. Em baixo encontras alguns dos edifícios premiados ao longo dos anos.

Segundo a TSF, os prémios são atribuídos por região – Médio Oriente e África, Europa, América, Ásia e Oceânia – e entre os galardões entregues está o de melhor arranha-céus do ano e o Prémio Inovação. Desde 2010 que passou também a ser atribuído o Prémio 10 Anos.

È no site Skyscrapercenter que o CBTUH tem uma base de dados na qual é possível saber tudo sobre arranha-céus. O edifício mais alto do mundo, por exemplo, é a Torre Burj Khalifa, no Dubai (828 metros), que foi considerado o melhor do ano e do Médio Oriente e África em 2010.

Já a Torre Beetham Hilton (169 metros), em Manchester, recebeu, em 2007, o primeiro galardão do CTBUH para melhor arranha-céus. No mesmo ano, a Torre Hearst (183 metros), em Nova Iorque (EUA), recebeu o prémio Sustentabilidade.

Um ano depois, coube ao Shanghai World Financial Center (492 metros e 101 andares) ser eleito como o melhor arranha-céus do ano e da Ásia e Oceânia. Em 2009, este galardão foi entregue ao Edifício Linked Hybrid (Pequim), que apesar de não ser muito alto (66 metros) convenceu os responsáveis do CBTUH.

Clica neste link (da TSF) e fica a outros vencedores dos prémios atribuídos pelo CBTUH.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta