O mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo concedido para a compra de casa tende a subir ligeiramente nos próximos meses – a prestação aumenta já este mês –, mas deve voltar a descer até final do ano. Isto porque o Banco Central Europeu (BCE) terá a tendência para tomar medidas que consigam travar a tendência deflacionista na Europa.
Para quinta-feira (dia 5) está agendada a reunião mensal do BCE, que poderá dar alguns sinais sobre o futuro. Segundo Vasco Balixa, analista financeiro e administrador da consultora Lotus, “Mario Draghi poderá optar por um corte de taxas de juro para níveis próximos de zero [taxa atual é de 0,25%], por colocar a taxa de depósitos no BCE negativas ou avançar com um novo programa de empréstimos aos bancos, mas desta vez com o objetivo de financiar as PME da Zona Euro”.
Citado pelo Dinheiro Vivo, o responsável adiantou que, perante este cenário, “o crédito poderá voltar a ter um preço ligeiramente mais baixo que o atual, mas sem margem para grandes correções. “Estamos perto de mínimos históricos ao nível de taxas de juro na Zona Euro e o crédito aos consumidores finais (particulares e empresas) só não é mais baixo porque os bancos estão ainda em processo de desalavancagem”, referiu.
Para poder comentar deves entrar na tua conta