Comentários: 0
Mosteiro de São Simão recebe investimento de 70 milhões para ter hotel, campo de golfe, lojas e habitação

O Mosteiro de S.Simão da Junqueira, em Vila do Conde, abandonado há décadas vai agora receber um investimento de 70 milhões de euros da RAR Imobiliária. O projeto de turismo e lazer, que aguarda luz da Câmara Municipal para avançar, contempla a construção de um hotel de charme, um campo de golfe e uma pequena zona comercial e um conjunto de casas espalhadas pela herdade. 

"O projeto prevê a requalificação do antigo mosteiro e sua reconversão", diz o vereador do Urbanismo, António Caetano, citado pelo Jornal de Notícias.
 
O autarca explica ainda que a ideia é desenvolver um projeto "integrado na comunidade" e "não fechado dentro de muros", com espaços de cedência ao domínio público (as lojas, viradas para fora, estarão abertas a toda a população) e que estivesse "perfeitamente integrado" na paisagem rural da pequena freguesia vilacondense. A par com a criação de novos empregos, o empreendimento trará ainda "importantes melhorias das acessibilidades".  
 
O plano de pormenor, da autoria do arquiteto Silva Garcia para a requalificação da quinta que tem 47 hectares de áreas agrícolas, florestais e de reserva ecológica, aguarda luz verde para avançar.  
  
"É um processo que envolve várias entidades, coordenado pela CCDR-N. Entendemos, primeiro, informalmente, auscultar todas as entidades e, agora, já com esses contactos feitos, consumar a alteração do PDM será mais simples", justificou o vereador, admitindo ao JN que os primeiros contactos da gigante dos Açucares e dona da Imperial junto da autarquia já têm meia dúzia de anos.  

O Mosteiro de S. Simão da Junqueira foi fundado no século XI, ainda antes da fundação do reino de Portugal. Estava entregue à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A igreja surge mais tarde, em finais do século XVII.  

A igreja vai manterse nas mãos da paróquia e em normal funcionamento. O templo ganhará até, ao lado, a concretizar-se o projeto da RAR Imobiliária, um pequeno jardim, escreve ainda o jornal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta