Comentários: 0
Salgado acusa Banco de Portugal da destruição do BES

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, acusa o Banco de Portugal (BdP) de ser responsável pela destruição e colapso do banco que liderava e admite contestar a acusação de foi alvo, juntamente com mais 14 gestores do antigo BES, no âmbito de um processo de contraordenação do regulador.

"Como a história se vai encarregando de demonstrar, o Banco de Portugal é uma entidade com graves responsabilidades pelo desfecho ruinoso que constituiu a destruição do BES", adiantou Ricardo Salgado, em comunicado citado pelo Dinheiro Vivo.

Salgado não se poupa nas críticas ao supervisor governado por Carlos Costa: "Como é notório, o Banco de Portugal não reúne condições de imparcialidade e isenção para fazer qualquer julgamento sobre o caso BES".

"Ao contrário das entidades que têm vindo a utilizar os meios de comunicação social para construir um processo", Salgado, de acordo com o que escreve o jornal, garante que "utilizará, nas instâncias próprias, todos os mecanismos do Estado de Direito com vista à reposição da verdade.

O antigo banqueiro confirmou ainda ter sido notificado, pelo Banco de Portugal, "notificado de uma acusação num processo de contraordenação, que será em sede própria contestada".

A reação de Salgado foi tornada pública depois do Expresso ter noticiado que o Banco de Portugal acusou 15 gestores do BES de gestão ruinosa e falsas informações com dolo. Além disso, o supervisor terá provas documentais de que Rico ex-presidente do banco ordenou que a contabilidade da ESI fosse alterada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta