
As casas passivas ou "passivhaus" são construções que têm como objetivo reduzir as necessidades energéticas de aquecimento e arrefecimento dos edifícios até cerca de 75% face à tradicional forma de construção. Segundo explica a Plataforma Portuguesa da Casa Passiva, o que está em causa é encontrar a melhor forma de isolar um imóvel.
Os grandes princípios da arquitetura passivhaus chegam da Alemanha, onde está um dos divulgadores mais importantes do mundo que é o Passivhaus Institute de Darmstadt.
As 5 caraterísticas fundamentais de uma casa passiva são:
- Excelente isolamento térmico
- Janelas e portas de elevadas prestações
- Ausência de pontes térmicas, como eixos e esquinas que produzam perdas ou ganhos indesejados de energia
- Ventilação mecânica com recuperação de calor, com o que se aproveita o calor gerado por pessoas ou eletrodomésticos
- Impedimento das correntes de ar e uma regeneração excessiva do mesmo
Trata-se de uma inovadora metodologia de construção, mas já há vários exemplos de casas passivas pelo mundo, nomeadamente na vizinha Espanha.


O conceito PassivHaus, tal como indica a Plataforma Portuguesa não é restrito a uma tipologia construtiva ou nível de qualidade de construção. As preocupações subjacentes ao conforto térmico e a complexidade dos vários parâmetros que entram em "jogo" na sua definição, sejam elas a ventilação, qualidade da envolvente opaca, ganhos solares, estanquidade, humidade relativa, etc… são objeto de grande rigor no procedimento PassivHaus.
Para poder comentar deves entrar na tua conta