
Bairros + Sustentáveis apoia a reabilitação energética de 3.500 casas
Há novidades sobre o programa Bairros + Sustentáveis, que visa melhorar a eficiência energética de bairros municipais, zonas históricas e áreas de reabilitação urbana dos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto.

A Odum desfaz o ceticismo em relação à construção modular em madeira
Lançaram há um ano no mercado as ‘Terra’ – casas modulares construídas em madeira – que previam serem tidas em conta como casas de segunda habitação e cujos modelos assentavam no T1, T2 e T3, mas os clientes romperam-lhes as expectativas. Neste meio tempo, a crescente procura obrigou-os a fazer

Materiais sustentáveis: construir casa a pensar num futuro verde
O setor da construção civil, é possivelmente, um dos maiores poluidores do meio ambiente, especialmente devido aos resíduos sólidos e detritos resultantes do processo desta atividade.

Remodelar a casa com materiais sustentáveis: uma poupança consciente
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem ganho protagonismo em várias áreas, desde o consumo consciente até à construção e remodelação de casas.

Construção sustentável e edifícios verdes em Portugal
Nos dias que correm, o respeito e cuidado com o meio ambiente são fatores determinantes para o bom desenvolvimento de qualquer tipo de projeto.

Casas sustentáveis: municípios vão dar incentivos à nova construção
A construção casas sustentáveis é um dos objetivos integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. E os municípios de Lisboa, Porto e Braga estão a preparar um conjunto de incentivos que vão premiar os projetos de construção nova que incluam as melhores práticas ambientais e sustentáveis. As iniciativas vão desde a redução de taxas urbanísticas ao aumento da capacidade construtiva dos projetos.

Vanguard Signature nasce para “descarbonizar e industrializar" imobiliário
A promotora imobiliária Vanguard Properties anunciou esta segunda-feira, dia 3 de junho, a criação da Vanguard Signature, uma ‘holding’ do grupo que visa reforçar o posicionamento de cada marca e rentabilizar o tempo de produção dos investimentos imobiliários.

Uma casa de sonho japonesa de design sustentável e minimalista
A agricultura regenerativa é uma forma de agricultura que procura alcançar um reequilíbrio entre o homem e a natureza. Sem dúvida, o papel da nossa espécie ao longo do tempo alterou a relação entre o nosso ambiente e nós próprios, pelo que, com base nesta afirmação, esta forma de agricultura visa implementar medidas que promovam práticas mais sustentáveis baseadas na simbiose entre todas as espécies que habitam um território.

Setenta países comprometem-se em Paris com construção mais sustentável
Pelo menos 70 países comprometeram-se esta sexta-feira em Paris a rever e a adaptar a forma de construir edifícios, para travar o aquecimento global e, ao mesmo tempo, proteger os edifícios das ondas de calor e das intempéries. Pretende-se nomeadamente privilegiar a renovação em detrimento da construção nova e reutilizar materiais.

Ecoboo Maldive: hotel ecológico com selo português nas Maldivas
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez trazemos um alojamento bem português. Ecoboo Maldives e é um novo boutique hotel em Thinadhoo, nas Maldivas. O Ecoboo Maldives tem por base o princípio da sustentabilidade e foi criado por portugueses.

Casas eco-saudáveis: “A única solução para deixar o mundo sustentável”
Construir casas mais sustentáveis está no topo das prioridades cá dentro e lá fora. Isto porque as habitações são responsáveis por uma boa fatia do consumo de energia, contribuindo para as alterações climáticas e também têm impacto direto na saúde e qualidade de vida das famílias.

Construir casas verdes: empresa investe 15 milhões em Idanha-a-Nova
A Biomespace, empresa de construção de habitações sustentáveis, vai investir, nos próximos quatro anos, cerca de 15 milhões de euros em Idanha-a-Nova, valor que inclui a instalação de uma unidade de produção.
“A Biomespace é uma solução habitacional que está inserida na estratégia de sustentabilida

Escritório sustentável e flexível: esta é a nova sede da UCI em Lisboa
O mundo do trabalho muito mudou durante a pandemia. O teletrabalho e o modelo de trabalho híbrido vieram para ficar. E também a sustentabilidade tem ganhado peso nas empresas. Todo este novo clima laboral sugere mudanças ao nível dos escritórios.

Casas sustentáveis e eficientes construídas só com madeira - ora vê
Construir casas sustentáveis e com elevados padrões de eficiência energética é hoje uma prioridade na Europa e no mundo. E já há promotores imobiliários preocupados com esta matéria, apostando em métodos construtivos mais amigos do ambiente.

J&J Containers: casas pré-fabricadas a partir de 36.000 euros
Quando falamos de casas pré-fabricadas, uma das opções que tem vindo a ser muito popularizada é a que recorre a contentores marítimos, já que o seu preço está normalmente mais ajustado, são mais sustentáveis e, o mais apelativo, é que o seu tempo de construção é curto.

"Imobiliário sustentável é essencial para descarbonizar a sociedade”
Hoje, construir casas mais sustentáveis é uma prioridade no espaço europeu, num momento em que se sabe que os edifícios são responsáveis por parte significativa das emissões de gases com efeitos estufa e do consumo energético na Europa. É por isso mesmo que a Comissão Europeia (CE) qu

Casas em Portugal sem conforto térmico para enfrentar dias quentes
Os dias mais quentes do ano já estão a chegar a Portugal em pleno abril. E por isso importa saber como é que os portugueses avaliam o conforto térmico das suas casas, num momento em que a inflação continua a pressionar os seus orçamentos. A verdade é que a esmagadora maioria dos portugueses ainda sente que a sua casa é desconfortável em termos energéticos. E quem se sente confortável em casa tem de ganhar energia (e dinheiro) em climatização, aponta o inquérito mais recente do Portal da Construção Sustentável (PCS). Isto quer dizer que a maioria dos portugueses vive em casas que ficam muito frias durante o inverno e muito quentes durante o verão.

Grupo Casais reforça aposta na construção de edifícios pré-fabricados
Três anos após ter-se tornado parceiro oficial da Cree Buildings - dedicada à construção sustentável e saudável utilizando componentes de madeira pré-fabricados – o Grupo Casais vai reforçar ainda mais a sua parceria estratégica tornando-se “acionista de referência” deste coletivo internacional. Em Portugal, de resto, foi construído o primeiro Hotel B&B com o sistema de construção sustentável Cree. Trata-se de dois edifícios de quatro andares em Guimarães.

Construir casas eficientes: “Muitas vezes traz poupança aos projetos”
A construção sustentável está hoje na ordem do dia. A Comissão Europeia está a preparar-se para aplicar uma nova diretiva que vai pressionar os proprietários a melhorar a eficiência energética dos edifícios. E também em Portugal têm surgido várias iniciativas neste sentido. Mas será possível construir casas sustentáveis a preços acessíveis às famílias? A responsável da área de negócio do Ambiente do Grupo Monte garante que sim. “A gestão inteligente dos recursos que vão ser utilizados na construção (…) muitas vezes até traz poupanças ao projeto”, explica Patrícia Gonçalves em entrevista.

Crise energética leva mais famílias a procurar casas eficientes
Antes, o mundo imobiliário preocupava-se, sobretudo, com os custos da construção. E fatores como a sustentabilidade, o impacto social e as práticas de construção ecológica ficavam para segundo plano. Mas, agora, os tempos são outros e a construção sustentável ganhou importância. “Quem compra casa nunca se interessou pela ecoeficiência de um edifício, mas agora, com o preço da energia em alta, este é um dos fatores que mais se tem em conta”, garante Juan Antonio Gómez-Pintado, presidente da Vía Ágora, empresa espanhola que se dedica à gestão e desenvolvimento de imóveis.




Land on Water: casas flutuantes feitas de plástico reciclado
Com o aumento do nível do mar devido às alterações climáticas, a empresa dinamarquesa de arquitetura MAST, que trabalha tanto em terra como em água, está a desenvolver o Land on Water, um sistema de arquitetura flutuante baseado em módulos de plástico reciclado.

Construção evolui e lança betão “barato, leve, flexível e sustentável”
Os fatores macroeconómicos desafiaram o setor da construção em 2022. O aumento da importância da sustentabilidade, a par da subida dos preços dos materiais e da falta de mão de obra, pressionaram as empresas de construção a adaptar-se. Foi neste contexto que a ACL – A Cimenteira do Louro decidiu lançar em 2022 um novo revestimento em betão “leve, flexível e amigo do ambiente”, que permite economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e aplicação, conta em entrevista ao idealista/news Dinis Silva, CEO da empresa de materiais de construção.

Como construir uma casa de palha: quanto custa segundo um proprietário
A construção tem sido significativamente reinventada nos últimos anos. Os materiais do passado ainda têm muito a dizer no presente. Um exemplo disso é a palha, que tem excelentes propriedades isolantes e é amiga do ambiente. Para ilustrar o tema, temos a experiência de um proprietário que está a construir a sua casa com palha em Madrid, juntamente com o arquiteto e o topógrafo que o acompanham no projeto.

Imobiliário verde: 68% dos investidores sem planos para reduzir CO2
Na luta contra as alterações climáticas, o imobiliário tem um papel fundamental. Isto porque os edifícios representam, hoje, 37% do consumo global de energia e uma percentagem “considerável” das emissões de gases com efeitos estufa.

Concreta está de volta: "A construção tem de ser mais sustentável"
A fileira do imobiliário e da construção vive, hoje, vários desafios. E um deles passa por tornar a construção mais sustentável, contribuindo para a economia circular. Esta é uma questão que vai estar no centro de debate da Concreta - Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia, que arranca esta quinta-feira, dia 13 de outubro, no Porto. Até porque, hoje, “os arquitetos e engenheiros (…) têm cada vez mais atenção à origem e aos impactos, por exemplo, dos materiais utilizados na construção, contribuindo para uma menor pegada ecológica, maior durabilidade dos projetos”, explica Amélia Estêvão, diretora de marketing da Exponor, em entrevista ao idealista/news.