Construção de casas sustentáveis

Casas sustentáveis: municípios vão dar incentivos à nova construção

A construção casas sustentáveis é um dos objetivos integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. E os municípios de Lisboa, Porto e Braga estão a preparar um conjunto de incentivos que vão premiar os projetos de construção nova que incluam as melhores práticas ambientais e sustentáveis. As iniciativas vão desde a redução de taxas urbanísticas ao aumento da capacidade construtiva dos projetos.

Uma casa de sonho japonesa de design sustentável e minimalista

A agricultura regenerativa é uma forma de agricultura que procura alcançar um reequilíbrio entre o homem e a natureza. Sem dúvida, o papel da nossa espécie ao longo do tempo alterou a relação entre o nosso ambiente e nós próprios, pelo que, com base nesta afirmação, esta forma de agricultura visa implementar medidas que promovam práticas mais sustentáveis baseadas na simbiose entre todas as espécies que habitam um território.
construção sustentável

Setenta países comprometem-se em Paris com construção mais sustentável

Pelo menos 70 países comprometeram-se esta sexta-feira em Paris a rever e a adaptar a forma de construir edifícios, para travar o aquecimento global e, ao mesmo tempo, proteger os edifícios das ondas de calor e das intempéries. Pretende-se nomeadamente privilegiar a renovação em detrimento da construção nova e reutilizar materiais.
Construção de casas sustentáveis

Construir casas verdes: empresa investe 15 milhões em Idanha-a-Nova

A Biomespace, empresa de construção de habitações sustentáveis, vai investir, nos próximos quatro anos, cerca de 15 milhões de euros em Idanha-a-Nova, valor que inclui a instalação de uma unidade de produção. “A Biomespace é uma solução habitacional que está inserida na estratégia de sustentabilida

J&J Containers: casas pré-fabricadas a partir de 36.000 euros

Quando falamos de casas pré-fabricadas, uma das opções que tem vindo a ser muito popularizada é a que recorre a contentores marítimos, já que o seu preço está normalmente mais ajustado, são mais sustentáveis e, o mais apelativo, é que o seu tempo de construção é curto.
Eficiência energética das casas

Casas em Portugal sem conforto térmico para enfrentar dias quentes

Os dias mais quentes do ano já estão a chegar a Portugal em pleno abril. E por isso importa saber como é que os portugueses avaliam o conforto térmico das suas casas, num momento em que a inflação continua a pressionar os seus orçamentos. A verdade é que a esmagadora maioria dos portugueses ainda sente que a sua casa é desconfortável em termos energéticos. E quem se sente confortável em casa tem de ganhar energia (e dinheiro) em climatização, aponta o inquérito mais recente do Portal da Construção Sustentável (PCS). Isto quer dizer que a maioria dos portugueses vive em casas que ficam muito frias durante o inverno e muito quentes durante o verão.
BB Guimarães

Grupo Casais reforça aposta na construção de edifícios pré-fabricados

Três anos após ter-se tornado parceiro oficial da Cree Buildings - dedicada à construção sustentável e saudável utilizando componentes de madeira pré-fabricados – o Grupo Casais vai reforçar ainda mais a sua parceria estratégica tornando-se “acionista de referência” deste coletivo internacional. Em Portugal, de resto, foi construído o primeiro Hotel B&B com o sistema de construção sustentável Cree. Trata-se de dois edifícios de quatro andares em Guimarães.
Construção sustentável em Portugal

Construir casas eficientes: “Muitas vezes traz poupança aos projetos”

A construção sustentável está hoje na ordem do dia. A Comissão Europeia está a preparar-se para aplicar uma nova diretiva que vai pressionar os proprietários a melhorar a eficiência energética dos edifícios. E também em Portugal têm surgido várias iniciativas neste sentido. Mas será possível construir casas sustentáveis a preços acessíveis às famílias? A responsável da área de negócio do Ambiente do Grupo Monte garante que sim. “A gestão inteligente dos recursos que vão ser utilizados na construção (…) muitas vezes até traz poupanças ao projeto”, explica Patrícia Gonçalves em entrevista.
Edifícios eficientes

Crise energética leva mais famílias a procurar casas eficientes

Antes, o mundo imobiliário preocupava-se, sobretudo, com os custos da construção. E fatores como a sustentabilidade, o impacto social e as práticas de construção ecológica ficavam para segundo plano. Mas, agora, os tempos são outros e a construção sustentável ganhou importância. “Quem compra casa nunca se interessou pela ecoeficiência de um edifício, mas agora, com o preço da energia em alta, este é um dos fatores que mais se tem em conta”, garante Juan Antonio Gómez-Pintado, presidente da Vía Ágora, empresa espanhola que se dedica à gestão e desenvolvimento de imóveis.  
Novos produtos de construção

Construção evolui e lança betão “barato, leve, flexível e sustentável”

Os fatores macroeconómicos desafiaram o setor da construção em 2022. O aumento da importância da sustentabilidade, a par da subida dos preços dos materiais e da falta de mão de obra, pressionaram as empresas de construção a adaptar-se. Foi neste contexto que a ACL – A Cimenteira do Louro decidiu lançar em 2022 um novo revestimento em betão “leve, flexível e amigo do ambiente”, que permite economizar cerca de 60% em matérias-primas, transporte e aplicação, conta em entrevista ao idealista/news Dinis Silva, CEO da empresa de materiais de construção.
casas de palha

Como construir uma casa de palha: quanto custa segundo um proprietário

A construção tem sido significativamente reinventada nos últimos anos. Os materiais do passado ainda têm muito a dizer no presente. Um exemplo disso é a palha, que tem excelentes propriedades isolantes e é amiga do ambiente. Para ilustrar o tema, temos a experiência de um proprietário que está a construir a sua casa com palha em Madrid, juntamente com o arquiteto e o topógrafo que o acompanham no projeto.
Construção sustentável

Concreta está de volta: "A construção tem de ser mais sustentável"

A fileira do imobiliário e da construção vive, hoje, vários desafios. E um deles passa por tornar a construção mais sustentável, contribuindo para a economia circular. Esta é uma questão que vai estar no centro de debate da Concreta - Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia, que arranca esta quinta-feira, dia 13 de outubro, no Porto. Até porque, hoje, “os arquitetos e engenheiros (…) têm cada vez mais atenção à origem e aos impactos, por exemplo, dos materiais utilizados na construção, contribuindo para uma menor pegada ecológica, maior durabilidade dos projetos”, explica Amélia Estêvão, diretora de marketing da Exponor, em entrevista ao idealista/news.