Desde que não comecem a trabalhar ou recebam uma herança, os filhos menores de 25 anos podem integrar a declaração de rendimentos dos pais. E, a partir de agora, nem sequer têm que estar a estudar para serem considerados dependentes no IRS da família.
O Dinheiro Vivo diz que esta situação veio ser clarificada pela reforma do IRS, lembrando que no regime anteriormente em vigor, os filhos deixavam de poder ser incluídos na declaração de IRS dos pais quando faziam 18 anos, a não ser que se encontrassem a estudar.
Agora, os filhos só deixam de poder integrar a declaração anual do IRS dos pais quando o valor que recebem ultrapassa o equivalente ao salário mínimo nacional, ou seja, 7070 euros por ano.
Só neste cenário deixam de contar para o quociente familiar (que atribui a cada dependente um valor de 0,3 na determinação do rendimento do agregado sujeito a imposto) e as suas despesas de saúde e de educação deixam de somar às restantes deduções à coleta da família, esclarece o portal de notícias.
A questão da idade e a criação do teto dos 25 anos veio ao encontro da situação vivida por muitas famílias em que os filhos já deixaram de estudar, mas permanecem na casa dos pais porque não conseguem arranjar emprego, acrescenta o meio.
Para poder comentar deves entrar na tua conta