
A maioria das empresas opta por continuar no mesmo local após terminar o contrato de arrendamento, sendo que a qualidade da gestão dos edifícios assume grande importância na hora de tomar a decisão.
Segundo dados que constam no estudo “Stay or Not to Stay”, da consultora imobiliária CBRE, só 60 das 500 empresas inquiridas (12%) mudaram de localização após o fim do contrato de arrendamento – destas, quase dois terços alteraram a área ocupada. Ou seja, 88% das companhias opta por permanecer no mesmo escritório após quando o contrato de arrendamento termina.
“Um aspeto essencial no processo de tomada de decisão centra-se na gestão dos edifícios em termos da qualidade dos serviços técnicos (relacionados com a qualidade de construção e das infraestruturas do edifício) e dos serviços comerciais (relação entre o arrendatário e o e a empresa gestora do edifício)”, refere a CBRE, em comunicado.
Para Luís Teodoro, diretor de Gestão de Ativos Imobiliários da CBRE, “além de equipamentos fiáveis e funcionais (...), a comunicação fluente entre os inquilinos e as equipas é essencial”. “Na CBRE iremos continuar a investir na nossa equipa técnica e na disponibilização de sistemas de reporte de falhas que sejam simples e rápidos e que permitam ao requisitante acompanhar a resolução da situação”, frisou.
Segundo o responsável, “com o aumento da flexibilidade dos contratos, nomeadamente quanto à sua duração e à possibilidade destes serem quebrados pelos inquilinos, torna-se essencial o conhecimento das estratégias e dos negócios dos inquilinos, que possibilitem, por um lado, adequar os espaços aos requisitos dos mesmos e, por outro, contribuir para que os ativos imobiliários produzam o resultado esperado para os investidores”.

Para poder comentar deves entrar na tua conta