Comentários: 0
Em Portugal não trabalhamos como na China
idealista/news

Os portugueses estamos completamente enganados no tema das férias. É que se tivermos em conta a quantidade de dias livre e pagos que têm os trabalhadores em diferentes partes do mundo não há dúvida de que nem trabalhamos como chineses, nem o nosso descanso é tão curto como podemos pensar. Aliás, não está nem de longe entre os mais fugazes, estando antes na parte mais alta da classificação.

Segundo um estudo que realizou o portal espanhol Trabajando.com, os nossos 22 dias úteis anuais, que determina a Lei, superam os noruegueses, os gregos, os belgas ou os irlandeses- Os primeiros têm um dia menos de férias por ano, enquanto os restantes gozam de dois dias menos, ainda que todos estão melhor do que os latino-americanos.

Na Colâmbia, Chile, Venezuela, Argentina ou Costa Rica, os trabalhadores têm entre 12 e 15 dias de descanso, a metade dos que existem nos países do mundo com mais férias: França e Finlândia, que usufruem de 30 dias úteis. Não obstante, em muitos países latinos o número de dias de descanso vai aumentando à medida que o empregado ganha antiguidade na empresa.

Mas não é preciso ir aos países em vias de desenvolvimento para ver um período vacacional muito mais reduzido do que em Portugal (ou em Espanha, que tem os mesmos 22 dias por ano). Entre os piores exemplos da lista encontramos nada menos do que os EUA e o Japão, onde o mais habitual é ter duas semanas de férias (10 dias úteis) e a China, onde a média é de 5 dias. No gigante asiático, além do mais, as férias nem sequer são obrigatórias.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta