Comentários: 0

À semelhança de outros segmentos do imobiliário, também o negócio logístico está a dar sinais de dinamismo, sobretudo na zona da Grande Lisboa e Porto. A absorção de espaços de armazenagem e logística na zona da capital subiu 10% em 2016, atingiu um total de 146.000 m2, com 35 negócios, uma área 10% acima de 2015 mas, ainda assim, abaixo da média dos últimos 10 anos. Os preços acompanharam esta tendência com uma subida média de 10% das rendas prime.

Os dados, revelados pelo estudo da CBRE “Perspetiva Imobiliária”, mostram ainda também no Porto, os valores de arrendamento observaram aumentos, de 8% na zona prime da Maia e de 14% (o maior aumento anual) na zona do Aeroporto. 

No final de 2016, as rendas prime no Carregado – Azambuja sofreram um aumento de 8% face ao período homólogo, situando-se em 3,50€/m2/mês para armazéns logísticos de 10.000 m2. Por outro lado, a elevada disponibilidade de espaços industriais e logísticos nas zonas a sul do rio Tejo, levou a uma diminuição dos valores das rendas prime, que se fixaram no último trimestre do ano em 2,75€/m2/mês. 

Nova construção de naves logísticas

De acordo com a CBRE, citada pelo Imonews, a construção de naves logísticas na plataforma Lisboa-Norte, em Castanheira do Ribatejo, deverá finalmente arrancar. Este projeto, com um potencial de desenvolvimento de 430.000 m2 de área bruta de construção, deverá ganhar um novo ímpeto após ter sido adquirido pela Merlin em 2016 e com o anúncio recente de que a cadeia de distribuição alimentar Jerónimo Martins pretende desenvolver, em diversos lotes do projeto, uma plataforma para instalar uma unidade de processamento de carne e distribuição.

Também a cadeia de distribuição alimentar espanhola Mercadona anunciou a expansão para Portugal da rede de supermercados, com a abertura em 2019 das primeiras unidades no país, prevendo-se, este ano, o início da construção da sua plataforma logística nos arredores do Porto.

Na região do Grande Porto, a oferta de espaços de qualidade também se mostra escassa, o que leva à procura de projetos feitos à medida, como são exemplos as plataformas logísticas recentemente concluídas da ID Logistics, da Schenker e da Jerónimo Martins.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta