Comentários: 0
Prestação da casa baixa este mês nos créditos indexados à Euribor a seis meses
GTRES

A prestação da casa vai voltar a descer este mês (setembro) para os clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses, a mais usada em Portugal para efeitos de empréstimos concedidos pelos bancos para a compra de casa. No caso dos contratos indexados à Euribor a três meses, o valor da mensalidade mantém-se inalterado.

Segundo as contas feitas para a Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, no caso de um cliente com um empréstimo no valor de 150.000 euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um spread (margem de lucro do banco) de 1%, o valor a pagar ao banco em setembro pelo financiamento desce para 463,95 euros. Ou seja, menos 2,08 euros face ao valor pago desde março, data da última revisão.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições mas indexado à Euribor a três meses, o valor da prestação é de 460,13 euros, o mesmo valor da última revisão, em junho.

Euribor em valores negativos desde 2015

De referir que há quase dois anos – desde o final de 2015 – que as taxas Euribor negoceiam em valores negativos, com impacto favorável em quem tem prestações da casa indexadas a taxas de juro variáveis.

Contudo, em agosto assistiu-se a uma ligeira subida das taxas Euribor, tanto a três como a seis meses, mas insuficiente para fazer subir a prestação a pagar ao banco, escreve a Lusa.

A média mensal da taxa Euribor a seis meses em agosto foi de -0,272%, ligeiramente acima dos -0,273% de julho. Já a média mensal da Euribor a três meses foi de -0,329%, também menos negativa face a julho (-0,330%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta