Comentários: 0
Fatura da luz: portugueses são dos que pagam mais impostos na UE
Ashes Sitoula/Unsplash

As famílias portuguesas têm das contas de energia mais altas da União Europeia (UE). Segundo dados divulgados pelo Eurostat, a carga fiscal sobre a eletricidade atinge os 52% em Portugal, o terceiro valor mais alto da UE, logo atrás da Alemanha (54%) e da Dinamarca (67%). Significa isto que pelo menos metade da fatura da luz dos portugueses é composta por taxas e impostos.

Malta é o Estado-membro que menos taxas aplica sobre o preço da eletricidade (5%), seguindo-se a Croácia (15%) e a Bulgária (17%), segundo a Lusa. Mas não é só na luz que os impostos carregam. Os preços do gás em Portugal também são dos mais altos da UE. Os valores praticados em Portugal (em PPC – Paridade do Poder de Compra) são os mais altos da UE (9,7 ppc por 100 kWh), seguindo-se a Suécia (9,5) e a República Checa (8,4), em oposição ao Luxemburgo (3,5), ao Reino Unido (4,3) e à Bélgica (4,7).

As contas de gás portuguesas incluem 27% de taxas e impostos, sendo que a Dinamarca é o país com a maior carga fiscal (55%) e o Reino Unido com a menor (7%). Ainda assim, os preços do gás em Portugal registaram a segunda maior queda homóloga (-15,3%), depois da Croácia (-17,5%), mas encontra-se acima da Lituânia (-11,6%), Letónia (-10,8%) e Bulgária (-10,3%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta