Programa E-Lar

E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas

Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: programa E-Lar alargado a todas as famílias

O arranque do prazo de candidaturas ao novo programa E-Lar - Eficiência Energética e Conforto Térmico, que apoiará a compra de eletrodomésticos mais eficientes, deverá arrancar em breve (ainda em julho). Já se sabe, no entanto, que os cheques para substituir equipamentos antigos a gás por modelos elétricos, de classe A ou superior, vão estar disponíveis para todas as famílias, e não apenas para as mais pobres.
Fatura da eletricidade

Poupar eletricidade e gás em casa: como mudar de comercializador?

A eletricidade e o gás são, por norma, despesas com a casa elevadas para os consumidores, que se juntam, por exemplo, à prestação do crédito habitação ou à renda a pagar ao senhorio. A solução para baixar a fatura e/ou para procurar uma melhor prestação de serviços pode passar pela mudança de comercializador, ou empresa, de energia. Será este um processo fácil? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Subida de preços em 2024

Das rendas das casas à luz e ao pão: 2024 traz nova subida de preços

O ano de 2024 vai ficar marcado por um aumento generalizado de preços dos produtos e serviços que usamos no dia a dia, muito embora a inflação esteja a desacelerar – e muito - estando abaixo dos 2%. Desde logo, as rendas das casas vão poder ser atualizadas em 6,94%, o valor mais elevado desde 1994. E também o preço da luz vai subir 3,7% a partir de janeiro. Mas não ficamos por aqui: o pão, o gás, as portagens, os transportes públicos e as telecomunicações vão ficar mais caras em 2024. Fica a saber neste guia quais são os produtos e serviços essenciais que vão aumentar o preço em 2024 e impactar a tua carteira.
Crise energética na europa

Como travar a crise energética? As 6 medidas de Bruxelas

A crise energética está instalada no palco europeu. Ainda estavam as economias dos países a recuperar do choque da crise pandémica quando surgiu a guerra da Ucrânia. E tudo mudou nos mercados da energia: reduziram a compra gás e petróleo à Rússia, passando a recorrer a outros países exportadores que vendem estes produtos energéticos mais caros. Foi por isso que a Comissão Europeia (CE) começou a preparar uma intervenção de emergência nos mercados grossistas europeus para fazer face à escalada dos preços da energia. Desde a redução do consumo da luz para poupar gás à utilização dos lucros excedentes dos produtores de eletricidade para apoiar as famílias, passando pela criação de um banco europeu de hidrogénio. Estas são algumas das medidas propostas por Bruxelas, cujos detalhes foram divulgados esta quarta-feira, dia 14 de setembro, por Ursula von der Leyen, presidente da CE, durante o seu discurso do Estado da União 2022. Explicamos tudo neste artigo. 
poupar energia

Poupança de energia: o que já se sabe sobre o plano do Governo

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 9 de setembro de 2022,  um conjunto de medidas de poupança e eficiência energética que visam fazer face à instabilidade no setor decorrente da situação de guerra na Ucrânia – entre elas está, por exemplo, a redução do número de horas em que
preço do gás

Preço do gás a subir: que soluções há para travar os aumentos?

O Governo anunciou que vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado do gás natural, face aos aumentos anunciados, à semelhança do que acontece na eletricidade. A medida, se for viabilizada, estará em
Aumentos do gás: aprender a poupar

Preços do gás: guia para sobreviver aos aumentos

O nosso maior receio está mesmo a tornar-se realidade. Os efeitos da inflação e da guera da Rússia na Ucrânia sentem-se cada vez mais na carteira e perspetiva-se um agravamento ainda maior e mais generalizado. A fatura da energia é das que está a ficar mais cara.
tarifas reguladas do gás natural

Regresso ao mercado regulado: a solução para pagar gás mais barato

Um dia depois da EDP e da Galp terem comunicado que pretendem aplicar significativas subidas nos preços do gás no mercado liberalizado já a partir de outubro, o Governo avançou ontem, dia 25 de agosto de 2022, com um plano de contra-ataque para tentar levantar as restrições no mercado regu
preços botija do gás

Preços máximos da botija de gás entram hoje em vigor

Os preços máximos da botija de gás de petróleo liquefeito (GPL), fixados pelo Governo, entram em vigor esta terça-feira, 16 de agosto de 2022, e representam uma poupança de quase 3,2 euros por garrafa de butano de 13 quilogramas (Kg).Na sexta-feira (12 de agosto de 2022), o Governo voltou a fix