Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fatura da luz

Últimas notícias sobre "Fatura da luz" publicadas em idealista.pt/news

Como aquecer a casa de forma inteligente e eficiente – e trocar de sistema sem dores de cabeça

Nos últimos meses, muitos portugueses passaram a maior parte do tempo em casa, confinados, na sequência de uma pandemia que teima em não dar tréguas. Em muitos lares a fatura da luz terá disparado devido, também, aos sistemas de aquecimento existentes. No artigo de hoje da Deco Alerta falamos-te sobre um projeto – o HARP – que ajuda os consumidores a entenderem tudo o que é preciso saber sobre sistemas de aquecimento. Com uma particularidade: jogando (através de um quiz). Curioso?

Notícia sobre:

Fatura da luz dispara na pandemia: estes truques “caseiros” ajudam a baixar os consumos

Com as pessoas “fechadas” em casa, em confinamento ou teletrabalho, é normal que o valor da fatura da eletricidade a pagar no final do mês dispare, nomeadamente se se tratar de uma família com filhos. Mas há pequenos cuidados que podem ajudar a minimizar o peso da mensalidade, como por exemplo não deixar os equipamentos em modo de espera. No artigo de hoje da Deco Alerta apresentamos-te alguns truques “caseiros” que ajudam a baixar os consumos. 

Notícia sobre:

Faturas da luz e da ‘net’ disparam com teletrabalho e aulas online, e agora? Estas dicas podem ser úteis

Portugal está mergulhado num novo confinamento, o que significa que muitas pessoas estão em teletrabalho. A juntar a isto está o facto de ter arrancado esta segunda-feira (8 de fevereiro de 2021) o ensino à distância, o que significa que muitas famílias estão, nesta fase, juntas em casa. Ou seja, com todos em casa, a fatura da luz e da internet tendem a disparar durante este período. No artigo de hoje da Deco Alerta ajudamos-te a perceber o que podes fazer para minimizar estas despesas e, desta forma, conseguires cumprir com as tuas obrigações.

Notícia sobre:

Como baixar a fatura da luz? Dicas de iluminação eficiente que podem fazer milagres

Baixar a fatura da luz é uma prioridade para muitos portugueses, que estão em teletrabalho por causa da pandemia da Covid-19. Ou seja, passam mais tempo em casa. Também por isso nunca foi tão importante tornar as casas mais eficientes. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te algumas dicas de iluminação eficiente que podem ajudar, e muito, a minimizar as despesas familiares com a eletricidade. 

Notícia sobre:

Dicas para aquecer a casa no inverno sem gastar uma “fortuna” na fatura da luz

Aquecer a casa ou, pelo menos, torná-la mais confortável é um desafio para muitos portugueses no inverno. As paredes enchem-se de fungos, os tetos de mofo e o frio entra no lar sem pedir licença. Mas é possível aquecer a casa, tornando-a mais confortável, tentando fazer com que a fatura da eletricidade não dispare em flecha. Damos-te algumas dicas neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Fatura da luz alta com equipamentos eficientes? Os comportamentos têm (também) de ser eficientes

Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’. Explicamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Truques para entender a fatura da luz e... controlar e baixar os consumos de energia

As despesas com a fatura de eletricidade são muito elevadas para muitos portugueses, e terão aumentado bruscamente com a pandemia da Covid-19, já que muitas pessoas passam muito mais tempo em casa. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te alguns conselhos que podem ajudar a baixar a fatura, bem como a perceber e/ou compreender melhor o conteúdo da mesma. 

Notícia sobre:

Preço da luz cai 4,9% em Portugal no segundo semestre de 2019 – é a terceira maior descida da UE

No segundo semestre de 2019, o preço da luz desceu 4,9% em Portugal face ao período homólogo, tendo registado a terceira maior descida da União Europeia (UE), apenas atrás de Dinamarca (6,3%) e Grécia (-5,8%). Um valor que compara com um aumento de 1,3% em média da UE. 

Notícia sobre:

Estas dicas ajudam a baixar a fatura da luz: poupança pode chegar a 29%, avisa Deco

“Ajudámos 24 famílias com 300 conselhos personalizados. A poupança pode chegar aos 2.226 euros por ano”, refere a Deco Proteste. Segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com a aplicação de algumas medidas, a fatura da luz dos portugueses pode baixar 29%.

Notícia sobre:

Fatura da luz mais barata em 2020: tudo o que é preciso saber sobre a descida de preços

A fatura da luz é um dos encargos mais “pesados” para os portugueses, mas o valor a pagar vai descer pelo terceiro ano consecutivo – a ERSE já avançou com a sua proposta para as tarifas em 2020, prevendo um corte de 0,4% nos preços a aplicar no mercado regulado.

Notícia sobre: