Comentários: 0
Número de fogos em licenciamento no Grande Porto cresce 90% face ao ano passado
GTRES

Entre janeiro e setembro, entraram em licenciamento municipal no Grande Porto 887 projetos residenciais, contabilizando-se um total de 3.445 novos fogos. Trata-se de um aumento homólogo de 46% em termos de projetos e de cerca de 90% em termos de números de fogos.

Em causa estão dados apurados pela Confidencial Imobiliário (Ci) no âmbito da análise e tratamento dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, que têm obrigatoriamente de integrar os processos de licenciamento municipal de obras.

Segundo a Ci, quase dois terços dos projetos residenciais que entraram em licenciamento municipal no Grande Porto eram referentes a construção novas, sendo os restantes relativos a obras de reabilitação.

“Relativamente ao tipo de habitação, os edifícios de apartamentos concentram cerca de um quarto dos projetos que entraram em licenciamento entre janeiro e setembro, num total de 230 projetos, quase duplicando (aumento de 80%) face ao mesmo período de 2016. Já em número de fogos, este tipo de edificação é claramente dominante, compreendendo 80% do total das 3.445 unidades em licenciamento no Grande Porto”, lê-se no comunicado da Ci.

Por regiões, destaque para Matosinhos e Gaia, “onde o potencial de investimento quase duplicou no primeiro caso e acelerou cerca de 66% no segundo”. “Também com subidas significativas – entre 34% e 49% – estão os concelhos do Porto, Póvoa do Varzim, Gondomar e Maia”, conclui a Ci.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta