Comentários: 0
Porto: bairro de 88 casas vai ser transformado em Alojamento Local
wikimedia_commons

É cada vez mais difícil encontrar casa para habitação permanente no centro das cidades. A este problema juntam-se outros: os preços e o facto da maioria das casas existentes – ou em processo de reconstrução – serem quase sempre destinadas ao turismo e ao Alojamento Local (AL). Os despejos passaram da exceção à regra e há cada vez mais moradores a serem “expulsos” dos centros históricos. O Bairro da Tapada, no Porto – com 88 casas –, é um novo exemplo: foi comprado para ser convertido em AL.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avançou a notícia, esta será a pretensão da empresa de gestão de investimentos imobiliários Porto Baixa, que adquiriu a propriedade no início do mês. A Tapada é um dos bairros das Fontaínhas e tem 88 pequenas casas na escarpa dos Guindais – onde vivem 50 moradores nas 38 casas habitadas do bairro. Sabe-se agora que os novos donos, responsáveis por várias requalificações na baixa portuense, pretendem reabilitar as casas do bairro para as transformar em casas para turistas.

Ainda assim, esta vontade não terá sido bem aceite pelos moradores, que temem ser “escorraçados” do bairro. “Quando era preciso andar de balde na mão para se fazer as necessidades, ninguém punha aqui os pés”, disse uma moradora, citada pela publicação. A representante da Porto Baixa, por sua vez, garante que não irão avançar com nada sem antes falar com os moradores, frisando, no entanto, que a empresa não comprou o bairro “para fazer caridade”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade