Comentários: 0
A solução para as casas pequenas: móveis multiusos com designs engenhosos
Mesas de escritório para trabalhar... deitado Foto: Geoffrey Pascal

Quando a casa é pequena não é conveniente acumular muitos móveis (nem muito de nada): mas claro, há equipamentos mínimos que é preciso ter. Sofá, mesa e cadeiras, são exemplos. Podes, é certo, prescindir de alguns, dependendo do quão minimalista fores e de acordo com as tuas necessidades. É sempre possível utilizar móveis versáteis, ou como que diz, móveis que tenham usos diferentes.

Às vezes não depende tanto da complexidade do móvel ou do seu desenho, mas muitas vezes da capacidade inventiva do seu criador. E criatividade é o que nos mostra a plataforma americana Knot & Grain, dedicada aos trabalhos em madeira. A sua equipa de “faz tudo” concebeu um dos móveis mais engenhosos de sempre, e acima de tudo muito prático: à primeira vista, o que parece uma cadeira simples na verdade tem cinco utilidades. Pode servir como uma mesa de suporte para o computador, como cadeira clássica ou como mesa pequena.

A solução para as casas pequenas: móveis multiusos com designs engenhosos
Trabalhar sentado no chão... Foto: Knot & Grain
A solução para as casas pequenas: móveis multiusos com designs engenhosos
Uma cadeira muito original... Foto: Knot & Grain

É curioso que um simples móvel de madeira curvada possa ter múltiplos usos. Os americanos não são os únicos a oferecer soluções polivalentes: a empresa Niimaar também comercializa um balde do lixo feito de madeira que permite não só a reciclagem de diferentes materiais, mas também serve de banco.

Também não devemos perder de vista as camas extensíveis, ideais para pequenos espaços: algumas têm uma mesa de estudo incorporada, duas soluções numa só. Ou ainda as cadeiras muito modernas que se transformam em escadas, como no caso da Usit.

Como as dimensões das casas estão a ficar cada vez mais pequenas, talvez possas achar que são opções mais caras que o mobiliário convencional (e, de facto, são), mas irás acabar por economizar dinheiro (no futuro) e, acima de tudo, espaço.

Outro exemplo, esse com selo espanhol, é a poltrona Orwell: é uma das peças-chave da sala de estar e uma daquelas que também costuma ocupar mais espaço. Esta poltrona tem outras características muito interessantes. É uma cama (ok, até agora nada de novo), mas também pode ser transformada numa... cabine. Algo que muito possivelmente irá deliciar as crianças, e não só.

Os designers da Orwell pertencem ao estúdio Goula/Figuera Studio.

Mas se quiseres algo totalmente disruptivo, o designer francês Geoffrey Pascal propõe algumas mesas de escritório para que possas trabalhar deitado ou reclinado: não sabemos se são ou não muito confortáveis, mas certamente que se te recostares depois de almoço a sesta está mais que assegurada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta