Comprar um décimo de uma casa. Esta é a proposta da Roofstock, que comercializa casas unifamiliares para arrendar, para pequenos investidores. Como é que funciona? A empresa compra uma casa e coloca-a num fundo, e depois vende as ações por 5.000 dólares (4.400 euros) para que um investidor possa ter acesso direto a um rendimento proveniente das rendas, sem ter de contrair, por exemplo, um crédito à habitação.
"A nossa ideia geral era criar uma plataforma em que os imóveis pudessem ser negociados como uma ação", disse Gary Beasley, CEO da Roofstock, uma startup com quatro anos sediada em Oakland, Califórnia (EUA), à Bloomberg. "No final do dia, é possível aceder a um site e, depois de alguns cliques, ter uma exposição imobiliária".
A ideia, diz a publicação norte-americana, é a de popularizar estratégias desenvolvidas pelos investidores institucionais após a crise das hipotecas, quando empresas como a Blackstone Group LP e Starwood Property Trust Inc. acumularam grandes carteiras de casas arrendadas.
A Roofstock quer começar com imóveis entre os 100.000 e os 200.000 dólares (entre os 88.000 e os 175.000 euros), em Atlanta e Indianápolis, utilizando empréstimos para financiar metade do valor da compra. O “programa” é limitado a investidores credenciados, teoricamente mais experientes para avaliar o risco e fraqueza dos mercados de arrendamento consumirem os lucros.
Na prática, a empresa cobrará as comissões de gestão do imóvel antes de distribuir os dividendos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta