Recomendações sobre como ter umas festas em segurança em casa.
Comentários: 1
Dicas para ventilar bem a casa e reduzir os riscos de contágio de Covid-19 no Natal
Pixabay

Artigo escrito por Sandra Barañano, diretora técnica da Cuida Tu Casa

Este será o Natal mais inusitado de que há memória. As reuniões entre familiares e amigos devem ser limitadas, mas prevê-se que ocorram num contexto em que as autoridades sanitárias não deixem de nos lembrar que os riscos de contágio de Covid-19 dentro de casa são muito maiores que ao ar livre.

E como nem todos têm a sorte de poder receber as suas visitas em pátios ou jardins, convém estar atento à necessidade de renovar o ar dos interiores, mesmo que isso o obrigue a beber café e comer bolo de casaco vestido.

Nesse sentido, é necessário abrir as janelas pelo menos duas vezes ao dia durante 15 minutos e tentar fazer o ar circular pela casa em condições normais. Porém, se tivermos visitantes e mais pessoas dentro de casa, será necessário ventilar por mais tempo, sendo conveniente gerar corrente.

Outro conselho seria ventilar espaços húmidos, como cozinhas e casas de banho, com mais frequência quando estiverem em uso ou após o uso. Outras dicas: não pendurar as roupas em ambientes fechados para evitar que a humidade permaneça no interior; limpar e verifique as grelhas de ventilação.

Nestas datas que se aproximam, passeios a lojas ou shoppings também serão muito comuns. E por isso a Direção Geral da Saúde (DGD) fez várias recomendações sobre o uso e manutenção de sistemas de ar condicionado e ventilação em edifícios e estabelecimentos comerciais, estabelecendo uma série de critérios técnicos para proteger a saúde pública.

A incidência do vírus melhorou ligeiramente nas últimas semanas em Portugal, mas ainda se mantém em níveis de alerta.. Quer isto dizer que não devemos nem podemos baixar a guarda, para evitar que, depois do Natal, soframos com um terceira vaga de Covid-19. Para isso, a ventilação dos espaços interiores durante os encontros que ocorrerão nas próximas semanas será igualmente fundamental.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Miguel José
11 Dezembro 2020, 22:57

Então se os riscos dentro de casa são maiores por que razão optam por manter as pessoas em casa através do estado de emergência? Medidas que como vamos vendo não surtem sequer efeitos para baixar os contágios. I
Ao ponto a que chegam os negócios em torno do Covid. Um grande negócio internacional bem montado sem dúvida.
Já falam de uma terceira vaga, e depois de uma quarta, quinta... O importante é o negócio continuar realmente e vai continuar por muitos anos.

Para poder comentar deves entrar na tua conta