A venda de uma casa paralisada pela arte de rua. Aileen Makin, 57 anos, estava prestes a vender a sua casa em Bristol, Reino Unido, por um preço de cerca de 300.000 libras (pouco mais de 350.000 euros). Mas esta proprietária decidiu suspender a venda do imóvel porque pode vir a ganhar 17 vezes mais com o negócio, isto é, mais de 5 milhões de libras, cerca de 5,5 milhões de euros. O motivo? Uma pintura numa das paredes da casa da autoria do polémico artista Banksy.
Makin tinha planeado assinar os papéis de venda esta semana, mas o aparecimento da obra do misterioso artista de rua, batizada como “Aachoo!!” (pela onomatopeia do espirro) e que representa uma senhor mais velha a espirrar, parou tudo.
Os especialistas acreditam que a obra, que o próprio Banksy reivindicou na sua conta do Instagram, tem uma particularidade que a torna mais valiosa: o prédio está localizado numa rua inclinada, então quando visto de um determinado ângulo, parece que o espirro da figura inclinou os edifícios próximos.
Aileen Makin explicou ao Daily Mail que pretende falar com uma empresa de segurança sobre a melhor maneira de proteger o trabalho; enquanto isso, colocaram um acrílico para protegê-lo dos vândalos.
A verdade é que outras obras de Banksy foram vandalizadas no passado, mas existem questões legais para determinar se há crime envolvido, até porque, tecnicamente, as pinturas de Banksy são vandalismo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta